Exercícios de Concordância verbal

A Gramática portuguesa é repleta de detalhes que são estudados ao longo dos anos diante da divisão do conteúdo escolar, fazendo com que possamos aprender a nos comunicar de maneira correta e assim, se tornando essencial para toda a nossa trajetória, inclusive fora da escola.

Sendo assim, abaixo reunimos Exercícios de Concordância verbal que vão te ajudar a fazer com que o assunto seja melhor compreendido, percebendo possíveis dúvidas que poderão ser tiradas a tempo para o entendimento amplo acerca do tema. Confira:

O que é Concordância verbal?

Basicamente, a Concordância verbal se refere a harmonia estabelecida entre o sujeito e o verbo de acordo com o contexto da frase, incluindo detalhes que devem ser analisados, a exemplo do tempo verbal seguido.

Dessa maneira, entender sobre esse assunto representa que poderá se comunicar corretamente, utilizando as palavras certas para transmitir a mensagem desejada por você, o que é fundamental até mesmo para que evite erros na comunicação.

Diante de toda essa importância, nada melhor que realizar exercícios constantes sobre o assunto para que não restem dúvidas sobre ele, não é mesmo?!

Exemplos de Concordância verbal

Conforme mencionamos, a Concordância verbal determina como o sujeito e o verbo devem estar combinado, inclusive diante de possíveis flexões que mudam a frase. Exemplo;

• Ela foi para a escola mais cedo.
  • Elas foram para a escola mais cedo.

Nesse caso, a mudança do sujeito de singular para plural também implicou em mudanças no verbo, fazendo com que ele também passasse para o plural, expressando concordância com toda a frase. O ajuste também ocorre no seguinte caso:

• Durante as férias, eu fui para a praia.
  • Durante as férias, nós fomos para a praia.

Dessa forma, a dica é analisar o sujeito ao qual o verbo se refere, uma vez que a combinação deve ser feita com base nele para expressar a harmonia devida em seu texto.

Exercícios de Concordância verbal

1. Concordância verbal é um assunto que costumamos ver ainda no Ensino Fundamental, mas conforme citamos acaba sendo recorrente em muitos outros momentos diante da sua importância.

2. Em razão disso, até mesmo em provas de vestibulares pode estar presente, nos dando boas opções de questões para serem trabalhadas.

3. Isso porque fazer uso das questões já trabalhadas nessas provas contribui para entender como essa abordagem acontece, conseguindo se preparar para ela.

4. No geral, há tanto questões mais diretas quanto aquelas com um enunciado maior, que pode exigir uma interpretação mais atenta daquilo que se pede.

5. Outros detalhes que valem a pena ter em vista é que é fundamental que essas atividades sejam corrigidas juntamente com a turma, servindo para a retirada de dúvidas.

6. Dessa forma, considerando principalmente as atividades de nível mais simples, é possível começar a entregá-las já após a primeira aula sobre o tema, estimulando o exercício do que foi aprendido.

7. Alguns modelos podem ser enviados para casa, contribuindo para que o aluno não limite seu momento de estudo somente ao espaço escolar.

8. Antes de atividades avaliativas como testes e provas, essas atividades ajudam na preparação, fazendo com que possa obter melhores resultados diante delas.,

9. Falando em avaliação, um conjunto de atividades feitas ao longo de toda a unidade podem interferir no qualitativo, por exemplo, motivando a turma para que as realizem de maneira devida conforme os prazos estipulados.

10. Esperamos que as atividades disponibilizadas ao longo desse post tenha te ajudado a organizar melhor o plano de aula, colaborando para o processo de aprendizagem da turma.

Atualizado em: 08/02/2024 na categoria: Português