Exercícios sobre Figuras de linguagem

Ao longo do ensino de Língua portuguesa, entendemos sobre muitos detalhes que naturalmente fazem parte do dia a dia, conhecendo sua denominação e maiores detalhes sobre, o que é bem interessante desde a Educação infantil.

Sabendo disso e buscando te ajudar a fazer com que os alunos possam fixar melhor esse conhecimento, confira logo abaixo os Exercícios sobre Figuras de linguagem que reunimos em meio a maiores informações sobre o tema:

O que são Figuras de linguagem?

Basicamente, as figuras de linguagem correspondem a formas que temos de nos expressar de acordo com a língua, mas ainda assim fugindo do sentido natural que ela nos apresenta, ou seja, por meio de aplicações incomuns de termos e sentidos.

Ou seja, é uma forma que temos de evidenciar que as informações não podem ser passadas somente em sentido literal, contando também com outras aplicações que ganham sentido, inclusive, no meio mais popular.

Como ensinar Figuras de linguagem?

Para iniciar esse assunto em sala de aula, mostre aos alunos que um mesmo item pode incentivar outras interpretações. Por exemplo, um lápis é um lápis, mas ainda assim pode ser associado a escrita, educação, arte e muito mais.

Com esse aspecto devidamente introduzido, comece a mencionar que na língua portuguesa alguns detalhes também podem fugir do seu sentido original, indo além disso para que possam trabalhar na construção de um outro significado.

Por exemplo, quando falamos cara de pau não estamos falando que alguém literalmente tem um rosto feito de madeira, mas sim que é uma pessoa que não tem vergonha.

Inclusive, pode pedir aos alunos que citem outros casos parecidos e assim, vá mencionando aos poucos a qual figura de linguagem cada caso pertence. De forma gradativamente, os resultados tendem a ser mais positivos.

Exercícios sobre Figuras de linguagem:

As figuras de linguagem passar a ser estudadas em sala de aula ainda no 8º ano do Ensino fundamental, sendo retomadas no Ensino médio como uma forma de revisão para vestibulares.

Dessa forma, uma dica interessante é usar questões como essas, que anteriormente já foram utilizadas em vestibulares e podem deixar os alunos treinados para esse tipo de abordagem.

Com isso, vão conseguir se habituar com o formato e perceber as aplicações do assunto nessas provas, os ajudando a realizar o preparo necessário para essas provas que logo em breve serão muito importantes.

Além disso, é interessante que trabalhe em sala de aula também a identificação das figuras de linguagem em textos não verbais, onde a interpretação deve ser ainda mais atenta.

Outros meios de falar sobre figuras de linguagens inclui trechos de livros, citações de músicas e muito mais. Inclusive, isso evidencia o quanto é forte a presença do tema nas mais diversas áreas.

Assim, logo após o primeiro contato com os alunos esses exercícios já funcionam como uma forma de treinar o que foi aprendido, proporcionando uma melhor fixação do conteúdo e possibilitando a identificação de dúvidas.

Outro momento interessante para que dúvidas possam surgir é em atividades de revisão, aquelas que antecedem atividades avaliativas e são, basicamente, o último momento para entender completamente o assunto.

De toda maneira, ao longo da unidade em que o assunto está sendo trabalhado, é interessante também que as atividades sejam enviadas para casa, proporcionando um momento de estudo fora da escola.

Porém, se atente bem ao planejamento das aulas para que toda atividade possa ser corrigida em tempo hábil, assim poderá sanar as dúvidas de forma devida e dar uma melhor atenção ao tema.

Uma sugestão é fazer um caderno de atividades usando diversos desses modelos, assim os alunos poderão organizar todas os exercícios em um único espaço para rever sempre que for necessário.

Atualizado em: 22/04/2024 na categoria: Atividades, Atividades de Português