Atividade de História para 1º ano

Entender sobre a nossa própria História é essencial, o que diz respeito tanto a eventos históricos importantes para a construção do nosso país e do mundo quanto a detalhes sobre nós mesmos, o que pode ser uma boa maneira de introdução a disciplina.

E dessa forma, nada melhor que pensar em ideias de Atividade de História para 1º ano que incentivam o estudo sobre a área e introduzem suas pretensões. Assim, siga conferindo abaixo dicas e também atividades prontas para usar:

O que trabalhar em História no 1º ano?

Como essa é uma fase ainda inicial da Educação formal, o ensino de História ao longo do 1º ano acaba sendo em grande parte voltado para a análise da sua própria vida a partir de grupos específicos como a família, que nesse momento exerce uma grande influência.

Outro ponto importante e recorrente nesse momento diz respeito ao entendimento sobre o tempo, visto que ter uma noção sobre a forma como ele passa, datas e momentos, contribui para uma melhor perspectiva sobre nossa própria vida.

Ou seja, esse período está em grande parte associado a uma introdução acerca da História, servindo como uma base importante para estudos posteriores que vão demandar o conhecimento adquirido em primeiro momento.

Veja Também: Atividade de História para 2º ano

Atividade de História para 1º ano

1. Nossa família é também uma boa parte da nossa História, uma vez que herdamos deles características físicas e sociais, além de podermos entender de onde viemos. Assim, atividades com árvore genealógica são ótimas opções.

2. A análise do calendário é algo que acaba ajudando no próprio cotidiano, além de que nessa fase mostra um conhecimento mais abrangente sobre o tempo e a forma com que ele passa.

3. Essa é também uma oportunidade de saber sobre mais detalhes de si mesmo quando era mais jovem, criando curiosidades e rendendo um maior engajamento com a disciplina.

4. Mesmo que os alunos do 1º ano ainda sejam muito jovens, podem parar para analisar que durante a vida deles já aconteceu bastante coisa, escolhendo um evento específico para pesquisar melhor.

5. A análise de documentos é uma etapa importante da História. Assim, os alunos podem aproveitar a própria Certidão de nascimento deles para ressaltar mudanças que já aconteceram desde o dia em que nasceram até o momento presente.

6. Interpretação também é outra parte ligada a História, visto que os eventos precisam ser lidos e devidamente entendidos. Isso é preciso para responder as questões abaixo.

7. Além de analisar a família de personagens fictícios, pode pensar na sua própria. Depois, as respostas podem ser divididas com toda a turma gerando um momento de interação.

8. E que tal uma atividade lúdica e divertida? No caso abaixo, serão feitos fantoches e com o uso deles é possível contar histórias criativas, sejam elas reais ou não.

9. Para além da forma como interagimos com a família, a comunidade é um outro local de interação. É possível unir os dois espaços para fazer uma atividade bem legal.

10. Você ainda pode aproveitar para enviar exercícios para casa, assim os alunos poderão resolver a questão com a própria família, estabelecendo laços também com relação aos estudos.

Atualizado em: 03/04/2024 na categoria: Atividades, Atividades de História