Migrações Internacionais – Fatores que Causam

As migrações internacionais estão relacionadas às mudanças de moradia de um país para outro e os fatores que as causam incluem, dentre outros, a desigualdade social, catástrofes naturais e guerras.

As migrações internacionais estão divididas em emigrações, que diz respeito Às pessoas que saem do seu país, e imigrações, que se refere às pessoas que chegam em um determinado país para nele viver.

Causas das migrações internacionais

Os principais fatores que causam as migrações internacionais são:

Desigualdade social

Os países subdesenvolvidos do mundo apresentam uma enorme desigualdade social em relação aos países desenvolvidos e por isso a pobreza é muito presente nesses territórios.

Esse é um dos principais motivos que levam milhares de pessoas a migrarem para países desenvolvidos na tentativa de encontrarem trabalho com melhores salários e condições de vida.

Catástrofes naturais

Provocadas por inundações, secas prolongadas, erupções vulcânicas, terremotos e outros fenômenos, as catástrofes naturais têm feito muitas pessoas migrarem inesperadamente para outros países, como foi o caso do terremoto que abalou o Haiti em 2010 e deixou aproximadamente 1,5 milhão de pessoas desabrigadas, sendo obrigadas a migrarem para países como o Brasil, para tentarem fugir do perigo e reconstruir a vida.

Questão política

Muitas pessoas também migram por estarem insatisfeitas com o quadro político do seu país de origem, principalmente quando ele apresenta um modelo que restringe a liberdade de expressão. Essas pessoas migram para países onde as liberdades fundamentais são mais garantidas e eficazes.

Guerras

Conflitos como o do Oriente Médio, que dura há mais de 60 anos, e o da Guerra Civil na Síria. matam muitas pessoas e levam muitas outras também a migrarem para fugirem dos extremismos religiosos de alguns grupos e tentarem viver em outro país que não apresente os mesmos riscos.

Estudos

Muitas pessoas migram para outros países também para estudarem e se especializarem, pois muitas vezes o seu país de origem não oferece o mesmo ensino ou até mesmo não oferece o estudo específico de área que se pretende estudar. Essas pessoas acabam migrando, mas muitas vezes retornando ao seu país de origem depois.

Pode-se concluir então que nem sempre as causas das migrações internacionais são espontâneas, existem alguns fatores que fazem com que elas aconteçam obrigatoriamente e o mais rápido possível, como os casos de catástrofes naturais e guerras que oferecem riscos para a população.

Outro ponto que é importante destacar é que as migrações internacionais, apesar de terem pontos positivos, geram muitos problemas para os países.

Nos casos dos países que foram deixados, os problemas giram em torno do desequilíbrio demográfico, perca de mão de obra e consequentemente, envelhecimento da população. Já para os países que recebem os imigrantes, giram em torno da maior concorrência de mão de obra, problemas políticos, raciais, ideológicos e outros.