» » O que foi a Paz Armada?

O que foi a Paz Armada?

A expressão “Paz Armada” é uma referência a um período determinado de tempo anterior a Primeira Guerra Mundial que aconteceu entre 1914 e 1918, no qual as potências principais da Europa estavam no afã de produzir o máximo possível de armas, sem haver a real intenção de iniciar um conflito entre as nações.

Portanto, na verdade esta “Paz Armada”, não demonstrou a existência literal da paz, já que todas as potências europeias estavam muito bem equipados, com armas de todos os calibres, podendo a qualquer momento, se fosse preciso, utilizá-las.

Além disso, não havia somente o armazenamento e fabricação de armamento pesado, mas também treinamento das pessoas que iriam manuseá-las.

O motivo desta grande corrida pela fabricação e estoque de armas, no meio do século XIX, foi o imperialismo e o nacionalismo exacerbado e que, infelizmente, deu início à terrível e macabra Primeira Guerra Mundial.

A Primeira Guerra Mundial ocorreu no período de 28 de julho de 1914 e 11 de novembro de 1918.

Paz Armada na Guerra Fria

Depois da Segunda Guerra Mundial, a Europa foi ocupada pelas tropas da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e dos Estados Unidos.

Com esta não surgiu um sistema bipolar global, já que a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas defendia o socialismo e os Estados Unidos defendiam o capitalismo.

Desta forma, houve a divisão do mundo em dois blocos, sendo cada um chefiado pela superpotência: A América do Sul, América Central e a Europa Ocidental estavam sendo influenciados pelos Estados Unidos e grande parte do Leste Asiático, Leste Europeu e a Ásia Central sendo influenciados pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

No período da Guerra Fria existiu a paz armada, que consistia em espalhar armas pelo território, assim como também tropas, justamente para ter superioridade e enquanto as duas potências estavam se dando bem, a paz imperava, não existindo assim, risco de guerra.

Neste período de Paz Armada houve a criação de dois blocos militares com o objetivo de realizar a defesa dos interesses militares de todos os países membro, sendo o NATO, que significa Organização do Tratado do Atlântico Norte, que teve como líder os Estados Unidos e o Pacto de Varsóvia, que teve como líder a URSS.

Atualizado em: 14/06/2018 na categoria: História Geral