» » Percepção Sensorial

Percepção Sensorial

A Percepção Sensorial é uma função do cérebro que nos permite sentir o mundo a nossa volta de utilizando diversas faculdades mentais.

Esse é um tema muito trabalhado dentro da parapsicologia porque envolve muito mais do que os sentidos convencionais. Isso porque as pessoas com a percepção sensorial conseguem perceber as coisas sem necessariamente utilizar os sentidos como visão, olfato, tato e paladar.

A percepção vai permitir ao cérebro identificar o que está ocorrendo a nossa volta por meio de estímulos nervosos. Nessa identificação podem ser usadas informações do passado para que ela seja facilitada. Essa percepção pode variar de uma pessoa para outra e enquanto algumas são mais cenestésicas outras são visuais e outras ainda auditivas.

Como funciona a Percepção Sensorial

É comum também que a medidas que recebemos mais informações as nossas percepções se alterem, por isso ao ver podemos ter uma sensação, mas o ao ver e tocar isso pode ocorrer de maneira diferente. Por isso é preciso que todas as informações cheguem ao cérebro para que se possa ter uma percepção.

Nem sempre a percepção está relacionada memória, pois em alguns casos elas podem se associar já em outros vão atura de maneira bastante diferente. Isso porque a percepção vai representar o momento presente e não necessariamente já precisa ser conhecida.

Um bom exemplo de reação a percepção é a dor, ela é resultado da percepção tátil e vai indicar que algo não está bem. Porém o odor também pode ser bastante utilizado, isso porque ao sentir o cheiro de pão é possível saber que acabou de sair uma fornada.

Para quem possui um tipo de percepção mais apurado do que outro, pode realizar exercícios para trabalhá-los e assim poder os utilizar melhor. Com alguns exercícios de observação e sentidos é possível estimular o tato, olfato e visão para que fiquem mais apurados.

Atualizado em: 27/10/2017 na categoria: Biologia