Significado de Amar – Descubra as Duas Faces do Amor

O significado de amar no dicionário significa adorar algo ou alguém; possuir afeição por; demonstrar adoração e afeto por; apreciar; demonstrar estima; gostar exageradamente de; Amar significa ter um sentimento profundo por alguém. Descubra nesse artigo os sinônimos e antônimos de amar, assim como as duas faces do amor e muito mais! Confira abaixo:

Sinônimos

Adorar, apaixonar, gostar, apreciar, louvar, venerar.

Antônimos:

Odiar, desvenerar, detestar, execrar.

Conceito de Amar

O conceito amar pode ser analisado a partir de várias perspectivas, através de uma dimensão filosófica, poética e inclusive religiosa. Tradicionalmente, a ideia de amar está relacionada a uma vivência intensa, embora seja ao mesmo tempo dolorosa. A proximidade entre o amor e o ódio é inevitável, com facilidade passa de um sentimento ao outro.

Amar na Bíblia

Trecho bíblico do capítulo 13 do livro de Coríntios, que diz que sem amor não somos nada e que esse sentimento poderoso não deixa espaço para a inveja, a vaidade e a injustiça.

Frases para dar Significado o Amor

Amar é uma mistura de sensações, é sentir, tocar, cheirar, ouvir e olhar. Amar é sorrir sem razão, é pensar na pessoa amada e se satisfazer, é ver beleza em coisas simples e estar bem consigo mesmo. Aprender a compartilhar, a cuidar, a conhecer melhor, a ter mais paciência, a ter paz, a saber esperar, a ser criativo, a ser surpreendente e muitas outras coisas.

As Duas Faces do Amor

Fase positiva – cuidado, afeto, respeito, carinho, compreensão.
Fase negativa – posse, objeto, angústia, sofrimento, obsessão, abuso.

Amor Próprio

É uma construção. um sentimento que, está amplamente associado à autoestima. É um estado de apreço por si mesmo que provém de ações que nos ajudam a crescer psicológica, física e espiritualmente. O amor próprio vem do nosso amadurecimento e do autoconhecimento.

Ter amor próprio é se reconhecer como ser humano, um ser que erra, que não é perfeito e entender que nossos defeitos não nos inferiorizam. É buscar evolução e crescimento pessoal. Pois para amar outra pessoa, primeiramente devemos nos amar.

Atualizado em: 06/01/2021 na categoria: Português