» » O Sistema Colonial

O Sistema Colonial

Sistema Colonial é o nome dado às relações estabelecidas entre os países, divididos entre colônias e metrópoles, que se configurou a partir do século XIV, e cegou às Américas no século XVI.

As metrópoles eram os países Europeus, que exploravam as colônias com o objetivo principal de extrair riquezas e direcioná-las à sua classe burguesa, sem interesse nenhum no desenvolvimento das colônias e no seu enriquecimento e autonomia.

Daí surge a principal característica do Sistema Colonial, que serve de base para a sua existência: a exploração das colônias, com o objetivo principal e primário de enriquecer a metrópole.

Dentre os processos que faziam parte dessa exploração e contribuíam para o lucro e o enriquecimento das metrópoles estava o trabalho escravo, muito comum do período colonial.

O Brasil foi descoberto e surgiu nesse contexto de colonialismo, sendo inicialmente explorado pelos colonos portugueses, e posteriormente por outros países, sem que houvesse interesse inicial no desenvolvimento de uma economia local.

A crise do sistema colonial

A Crise do Sistema Colonial teve origem principalmente nos movimentos culturais e sociais que começaram na Europa, como a Revolução Francesa, que pregavam ideais de liberdade e autonomia.

Essa crise culminou na independência de diversas colônias de suas respectivas metrópoles. No entanto, esse processo de independência ocorreu de forma parcial, e muitas vezes abrupta, como no caso do Brasil, guiado por interesses das classes dominantes, e não pelo genuíno interesse em relação ao desenvolvimento local.

Atualizado em: 18/09/2018 na categoria: História Geral