Consequências das migrações

Dentre as muitas consequências das migrações podem ser mencionadas as seguintes:

consequências das migrações

  • Contribuição e influência no processo de ocupação e povoamento na distribuição geográfica da população e, é claro, no próprio desenvolvimento econômico.
  • Contribuição no processo de miscigenação étnica e na ampliação e difusão cultural entre os povos. Quando a emigração significa a perda de trabalhadores adultos qualificados, bem como de técnicos e cientistas de alto nível, os prejuízos para o país emigratório são enormes, ao passo que aos países imigratórios as vantagens econômicas são muito grandes.Isso porque os países imigratórios estão recebendo indivíduos prontos para produzir sem que tenham arcado com os elevados custos de sua criação e formação. Podem acarretar mudanças de costumes, problemas à concorrência de mão de obra e surgimento de problemas políticos, ideológicos, raciais (formação de grupos raciais minoritários e socialmente isolados  os quistos raciais), etc.
  • Vantagens econômicas para os países que não possuem condições de atender às necessidades básicas de sua população, tais como emprego, moradia, saúde e educação.

É preciso ter ciência das consequências das migrações e ficar atento.

Faça um comentário!