O que é Diversidade Cultural?

Diversidade Cultural são vários itens que dão representatividade a diferentes culturas, como: a linguagem, tradições, culinária, religião, costumes, modelo de organização familiar, política, entre outros.

O conceito de diversidade cultural faz parte de um processo para diferenciar as diversas culturas existentes ao redor do planeta.

O conjunto de cultura que existe em um determinado lugar é chamada de identidade cultural dos indivíduos ou de uma sociedade.

É uma marca que personaliza e diferencia os membros de algum lugar específico do restante da população mundial.
A diversidade pode significar pluralidade, variedade e diferenciação, é o oposto da homogeneidade.

Alguns estudiosos consideram que a globalização se torna um perigo para a preservação da cultura de um país, pois acham que haverá perda de costumes de tradição e típicos de cada sociedade, e darem características globais e “impessoais”.

A UNESCO reconhece esses conjuntos de culturas como uma herança da humanidade e a sua declaração é o documento número 1 para promover e proteger a diversidade cultural e promover o diálogo entre as culturas de diversas nações.

Diversidade cultural indígena

Essa diversidade prevê ações de preservações das múltiplas culturas, inclusive as indígenas. A preservação dos diversos dialetos, dos rituais e festas do povo indígenas e afrodescendentes.
A declaração universal sobre a diversidade cultural prevê ações de preservação da cultura indígena e africana.