Arquitetura gótica: Explicação e questões

A História da Arte é uma área de estudo bastante interessante, tendo temas como a Arquitetura gótica que por meio de elementos únicos conseguiu marcar época e se destacar diante de outros estilos arquitetônicos.

Para entender melhor sobre, fizemos um resumo do assunto logo abaixo a partir das principais informações sobre ele, além de reunir questões para que teste seus conhecimentos e possa se preparar para provas:

O que é Arquitetura gótica?

Durante o período compreendido entre o século X e XV, aconteceu na Europa o período que ficou denominado como Baixa Idade Média, dando destaque a novos sistemas como o feudalismo enquanto os ideais estéticos também mudavam, tendo feito surgir a Arquitetura gótica.

Esse estilo arquitetônico passou então a ser visto em diversas construções religiosas, incluindo Igrejas, Mosteiros e Basílicas. Não por acaso, a Baixa Idade Média foi justamente um momento de maior apego com a religião, onde Deus era visto como o centro de todas as coisas.

Assim, buscando representar a grandiosidade divina, a Arquitetura gótica foi fundamentada em ideais de grandeza por meio de elementos como ornamentações luxuosas, torres altas e arcos decorados, entre outros.

Diante da popularidade conquistada no momento em questão, esse estilo foi visto também em outros âmbitos, a exemplo de pinturas e esculturas.

Quais os 7 elementos que definem a Arquitetura gótica?

Agora você já tem uma boa noção sobre o que é a Arquitetura gótica, mas para seguir ampliando a compreensão sobre é interessante que tenha em vista também as suas principais características, o que inclusive facilita a identificação de construções em estilo gótico.

Assim, há basicamente 7 elementos principais para levar em consideração, sendo eles os seguintes:

  • Presença de vitrais, vidros coloridos que remetiam a temáticas religiosas;
  • Diversas portas e janelas;
  • Iluminação interna natural, em grande parte oferecido pelo uso de vitrais e janelas;
  • Torres finas e pontiagudas;
  • Planta em formato de cruz;
  • Gárgulas e rosáceas complementando a ornamentação;
  • Presença de abóbodas.

Questões sobre Arquitetura gótica

Já houveram diversas questões sobre Arquitetura gótica em vestibulares importantes como o ENEM, ressaltando a importância de exercitar os conhecimentos acerca do tema.

Dessa forma, organizamos questões que já estiveram presentes em provas de vestibulares para te dar uma noção de como o tema pode ser abordado em avaliações como essas.

Mas no geral é interessante que além de saber falar sobre o tema, também exercite a análise de imagens, algo bastante solicitado em provas.







Tanto para analisar imagens quanto para entender sobre o assunto de modo geral, uma sugestão é que se apegue ao momento histórico da Arquitetura gótica, já que ele esteve diretamente associado com suas intenções.







Pensando em atividades de revisão para fazer sozinho ou em sala de aula, experimente responder também a questões discussivas, onde precisará trabalhar de outra maneira o conhecimento obtido.

Caso surjam dúvidas, é esse o momento de pesquisar melhor e seguir estudando, agora já conseguindo identificar os pontos que não estão sendo devidamente compreendidos.







Dessa forma, vemos como esse assunto que costuma ser visto ainda no Ensino fundamental pode nos acompanhar por muitos momentos, sendo revisto já no Ensino médio para uma revisão pré-vestibular.







Esperamos ter te ajudado com as explicações organizadas aqui, bem como com as atividades selecionadas. Bons estudos!

Atualizado em: 31/10/2023 na categoria: História Geral