Questões de História do ENEM: Respondidas e com comentários

História é uma das disciplinas que compõem as questões da prova de Ciências Humanas no ENEM, abordando de forma recorrentes temas como Brasil colônia e Absolutismo, dentre muitos outros.

E para testar os conhecimentos já obtidos sobre, confira abaixo Questões de História do ENEM que já estão respondidas e com comentários para analisar o número de acertos que teria e também entender melhor sobre a razão de cada resposta.

Questões do ENEM sobre História Geral

(ENEM 2016) No aniversário do primeiro decênio da Marcha sobre Roma, em outubro de 1932, Mussolini irá inaugurar sua Via dell Impero; a nova Via Sacra do Fascismo, ornada com estátuas de César, Augusto, Trajano, servirá ao culto do antigo e à glória do Império Romano e de espaço comemorativo do ufanismo italiano. Às sombras do passado recriado ergue-se a nova Roma, que pode vangloriar-se e celebrar seus imperadores e homens fortes; seus grandes poetas e apólogos como Horácio e Virgílio.

SILVA, G. História antiga e usos do passado um estudo de apropriações da Antiguidade sob o regime de Vichy. São Paulo: Annablume, 2007 (adaptado).

A retomada da Antiguidade clássica pela perspectiva do patrimônio cultural foi realizada com o objetivo de:

a) afirmar o ideário cristão para reconquistar a grandeza perdida.
b) utilizar os vestígios restaurados para justificar o regime político.
c) difundir os saberes ancestrais para moralizar os costumes sociais.
d) refazer o urbanismo clássico para favorecer a participação política.
e) recompor a organização republicana para fortalecer a administração estatal.

Resposta comentada

A resposta correta é a letra B. As heranças histórias do Império Romano foram utilizadas para Mussolini para que pudesse seguir com o regime imposto, uma vez que com base em sua teoria, o passado de caráter expansionista poderia justificar o processo de conquistas do presente.

(ENEM 2016)

A imagem faz referência a uma intensa mobilização popular e pode ser traduzida como

a) a campanha popular que confrontava a legitimidade das eleições indiretas no país.
b) a manifestação de milhares de pessoas em prol da realização de eleições para o Senado.
c) as passeatas realizadas em prol do fim da Ditadura Militar no Brasil e na Argentina.
d) os comícios e manifestações populares pela abertura política de forma lenta e segura.
e) o movimento que exigia o direito à igualdade de voto para homens e mulheres.

Resposta comentada

A resposta correta é a letra A. Já nos últimos momentos do regime da Ditadura, a população resolveu se reunir nas ruas para expressar o descontentamento com o atual cenário e exigir reformas na área política, citando dentre outras questões o desejo de que eleições presidenciais ocorressem.

(ENEM 2020) A arte pré-histórica africana foi incontestavelmente um veículo de mensagens pedagógicas e sociais. Os San, que constituem hoje o povo mais próximo da realidade das representações rupestres, afirmam que seus antepassados lhes explicaram sua visão do mundo a partir desse gigantesco livro de imagens que são as galerias. A educação dos povos que desconhecem a escrita está baseada sobretudo na imagem e no som, no audiovisual.

KI-ZERBO, J A arte pré-histórica africana. In: KI-ZERBO, J. (Org) História geral da África, |: metodologia e pré-história da África. Brasília: Unesco, 2010.

De acordo com o texto, a arte mencionada é importante para os povos que a cultivam por colaborar para o(a)

a) Transmissão dos saberes acumulados.
b) Expansão da propriedade individual.
c) Ruptura da disciplina hierárquica.
d) Surgimento dos laços familiares.
e) Rejeição de práticas exógenas.

Resposta comentada

A resposta correta é a letra A. Antes do advento da escrita, as narrativas dispostas em imagens já eram muito importantes para abranger um maior reconhecimento sobre o cotidiano e seus saberes.

(ENEM 2015) Os nossos ancestrais dedicavam-se à caça, à pesca e à coleta de frutas e vegetais, garantindo sua subsistência, porque ainda não conheciam as práticas de agricultura e pecuária. Uma vez esgotados os alimentos, viam-se obrigados a transferir o acampamento para outro lugar.

HALL, P. P. Gestão ambiental. São Paulo: Pearson, 2011 (adaptado).

O texto refere-se ao movimento migratório denominado

a) Pendularismo.
b) Nomadismo.
c) Êxodo rural.
d) Transumância.
e) Sedentarismo.

Resposta comentada

A resposta correta é a letra B. O ato de estar em constante mudança de localidade para conseguir manter a própria sobrevivência, foi um processo chamado de Nomadismo, muito comum entre os primeiros povos dos quais se tem registro.

(ENEM 2012) Na França, o rei Luís XIV teve sua imagem fabricada por um conjunto de estratégias que visavam sedimentar uma determinada noção de soberania. Neste sentido, a charge apresentada demonstra

a) A humanidade do rei, pois retrata um homem comum, sem os adornos próprios à vestimenta real.
b) A unidade entre o público e o privado, pois a figura do rei com a vestimenta real representa o público e sem a vestimenta real, o privado.
c) O vínculo entre monarquia e povo, pois leva ao conhecimento do público a figura de um rei despretensioso e distante do poder político.
d) O gosto estético refinado do rei, pois evidencia a elegância dos trajes reais em relação aos de outros membros da corte.
e) A importância da vestimenta para a constituição simbólica do rei, pois o corpo político adornado esconde os defeitos do corpo pessoal.

Resposta comentada

A resposta correta é a letra E. Nesse contexto, as roupas funcionam para representar a classe social e política, sendo voltada também para a constituição de um ideal de beleza e sofisticação.

Questões do ENEM sobre História do Brasil

(ENEM 2020) Porque todos confessamos não se pode viver sem alguns escravos, que busquem a lenha e a água, e façam cada dia o pão que se come, e outros serviços que não são possíveis poderem-se fazer pelos Irmãos Jesuítas, máxime sendo tão poucos, que seria necessário deixar as confissões e tudo mais. Parece-me que a Companhia de Jesus deve ter e adquirir escravos, justamente, por meios que as Constituições permitem, quando puder para nossos colégios e casas de meninos.

LEITE, S. História da Companhia de Jesus no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1938 (adaptado).

O texto explicita premissas da expansão ultramarina portuguesa ao buscar justificar a:

a) propagação do ideário cristão.
b) valorização do trabalho braçal.
c) adoção do cativeiro na Colônia.
d) adesão ao ascetismo contemplativo.
e) alfabetização dos indígenas nas Missões.

Resposta comentada

A resposta correta é a letra C. Os Jesuítas foram muito ativos no processo de colonização brasileira e para tanto, demandavam de mão de obra capaz de exercer as atividades necessárias para seu conforto e sobrevivência. Dessa maneira, o texto busca justificar a prática de escravização por parte desse grupo, que por muito tempo manteve os africanos em cativeiro para que tivessem posse dos seus serviços.

(ENEM 2011) Movimento dos Caras-Pintadas

O movimento representado na imagem, do inı́cio dos anos de 1990, arrebatou milhares de jovens no Brasil.

Nesse contexto, a juventude, movida por um forte sentimento cívico,

a) Aliou-se aos partidos de oposição e organizou a campanha Diretas Já.
b) Manifestou-se contra a corrupção e pressionou pela aprovação da Lei da Ficha Limpa.
c) Engajou-se nos protestos relâmpago e utilizou a internet para agendar suas manifestações.
d) Espelhou-se no movimento estudantil de 1968 e protagonizou ações revolucionárias armadas.
e)Tornou-se porta-voz da sociedade e influenciou no processo de impeachment do então presidente Collor.

Resposta comentada

A resposta correta é a letra E. Nesse momento, os jovens se organizaram e tomaram as ruas para reivindicar os seus direitos enquanto cidadãos, exigindo mudanças no setor político, a começar pelo impeachment de Collor, então presidente do Brasil.

(ENEM 2016) O que ocorreu na Bahia de 1798, ao contrário das outras situações de contestação política na América Portuguesa, é que o projeto que lhe era subjacente não tocou somente na condição, ou no instrumento, da integração subordinada das colônias no império luso. Dessa feita, ao contrário do que se deu nas Minas Gerais (1789), a sedição avançou sobre a sua decorrência.

JANCSÓ, I.; PIMENTA, J. P. Peças de um mosaico. In: MOTA, C. G. (Org.). Viagem Incompleta: a experiência brasileira (1500-2000). São Paulo: Senac, 2000.

A diferença entre as sedições abordadas no texto encontrava-se na pretensão de:

a) eliminar a hierarquia militar.
b) abolir a escravidão africana.
c) anular o domínio metropolitano.
d) suprimir a propriedade fundiária.
e) extinguir o absolutismo monárquico.

Resposta comentada

A resposta correta é a letra B. Em Salvador, aconteceram dois importantes movimentos que tinham como foco conquistar a abolição, sendo eles a Revolta dos Alfaiates e a Conjuração baiana.

(ENEM 2000) O texto abaixo foi extraído de uma crônica de Machado de Assis e refere-se ao trabalho de um escravo. “Um dia começou a guerra do Paraguai e durou cinco anos, João repicava e dobrava, dobrava e repicava pelos mortos e pelas vitórias. Quando se decretou o ventre livre dos escravos, João é que repicou. Quando se fez a abolição completa, quem repicou foi João. Um dia proclamou-se a República. João repicou por ela, repicaria pelo Império, se o Império retornasse.” (MACHADO, Assis de. Crônica sobre a morte do escravo João, 1897)

A leitura do texto permite afirmar que o sineiro João:

a) por ser escravo tocava os sinos, às escondidas, quando ocorriam fatos ligados à Abolição.
b) não poderia tocar os sinos pelo retorno do Império, visto que era escravo.
c) tocou os sinos pela República, proclamada pelos abolicionistas que vieram libertá-lo.
d) tocava os sinos quando ocorriam fatos marcantes porque era costume fazê-lo.
e) tocou os sinos pelo retorno do Império, comemorando a volta da Princesa Isabel.

Resposta comentada

A resposta correta é a letra D. O texto evidencia o quanto foi importante para a população escravizada as conquistas obtidas pelo país, demonstrando que João celebrava com o sino a cada pequena vitória em sinal da emancipação.

(ENEM 2010) Eu, o Príncipe Regente, faço saber aos que o presente Alvará virem: que desejando promover e adiantar a riqueza nacional, e sendo um dos mananciais dela as manufaturas e a indústria, sou servido abolir e revogar toda e qualquer proibição que haja a este respeito no Estado do Brasil.

Alvará de liberdade para as indústrias (1.o de Abril de 1808). In Bonavides, P.; Amaral, R. Textos políticos da História do Brasil. Vol. 1. Brasília: Senado Federal, 2002 (adaptado).

O projeto industrializante de D. João, conforme expresso no alvará, não se concretizou. Que características desse período explicam esse fato?

a) A ocupação de Portugal pelas tropas francesas e o fechamento das manufaturas portuguesas.
b) A dependência portuguesa da Inglaterra e o predomínio industrial inglês sobre suas redes de comércio.
c) A desconfiança da burguesia industrial colonial diante da chegada da família real portuguesa.

d) O confronto entre a França e a Inglaterra e a posição úbia assumida por Portugal no comércio internacional.
e) O atraso industrial da colônia provocado pla perda de mercados para as indústrias portuguesas.

Resposta comentada

A resposta correta é a letra B. À altura dos fatos, a capital inglesa exercia certo domínio sobre o comércio brasileiro, o que acabou contribuindo para que o projeto industrial pensado por D. João não fosse efetivado por conta das taxas exercidas.

(ENEM 2011)

Que aspecto histórico da escravidão no Brasil do séc. XIX pode ser identificado a partir da análise do vestuário do casal retratado acima?

a) O uso de trajes simples indica a rápida incorporação dos ex-escravos ao mundo do trabalho urbano.
b) A presença de acessórios como chapéu e sombrinha aponta para a manutenção de elementos culturais de origem africana.
c) O uso de sapatos é um importante elemento de diferenciação social entre negros libertos ou em melhores condições na ordem escravocrata.
d) A utilização do paletó e do vestido demonstra a tentativa de assimilação de um estilo europeu como forma de distinção em relação aos brasileiros.
e) A adoção de roupas próprias para o trabalho doméstico tinha como finalidade demarcar as fronteiras da exclusão social naquele contexto.

Resposta comentada

A resposta correta é a letra C. Em determinados contextos os escravizados usavam roupas mais sofisticadas para que pudessem acompanhar os senhores, mas ainda assim determinados detalhe seguiam se fazendo presentes para terminar a sua classe social, sendo exemplo disso a ausência de sapatos.

(ENEM 2016) A Operação Condor está diretamente vinculada às experiências históricas das ditaduras civil-militares que se disseminaram pelo Cone Sul entre as décadas de 1960 e 1980. Depois do Brasil (e do Paraguai de Stroessner), foi a vez da Argentina (1966), Bolívia (1966 e 1971), Uruguai e Chile (1973) e Argentina (novamente, em 1976). Em todos os casos se instalaram ditaduras civil-militares (em menor ou maior medida) com base na Doutrina de Segurança Nacional e tendo como principais características um anticomunismo militante, a identificação do inimigo interno, a imposição do papel político das Forças Armadas e a definição de fronteiras ideológicas.

PADRÓS, E. S. et al. Ditadura de Segurança Nacional no Rio Grande do Sul (1964-1985): história e memória. Porto Alegre: Corag, 2009 (adaptado).

Levando-se em conta o contexto em que foi criada, a referida operação tinha como objetivo coordenar a:

a) modificação de limites territoriais.
b) sobrevivência de oficiais exilados.
c) interferência de potências mundiais.
d) repressão de ativistas oposicionistas.
e) implantação de governos nacionalistas.

Resposta comentada

A resposta correta é a letra D. A Operação Condor tinha como foco reprimir movimentos que se mostravam contrários a Ditadura, agindo de forma a repreender principalmente aqueles que se alinhavam ao posicionamento de esquerda.

Atualizado em: 04/09/2023 na categoria: História Geral, Historia do Brasil