» » Arte Moderna no Brasil

Arte Moderna no Brasil

A Arte Moderna foi um movimento artístico ocorrido entre os séculos XIX e XX caracterizado pela procura de novas formas de manifestação da criatividade que estivessem dissociadas da arte clássica. Passaram por esse movimento as obras de arquitetura, pintura, escultura,literatura e fotografia e música. A ideia era representar o mundo conforme a visão do artista, já que não era mais necessário apresentá-lo como ele era (até em função do advento da fotografia).

A Semana de Arte Moderna, realizada em 1922, no Teatro Municipal de São Paulo, foi o marco central desse movimento no Brasil.No evento, cada dia era dedicado a um tipo de arte.

Contexto Histórico do Modernismo

A época era de bastante turbulência no cenário político, social, econômico e cultural do país, o que levou o movimento a não ser bem compreendido pelos intelectuais da época. Já o restante da sociedade estava sob influência dos padrões europeus tradicionais, rejeitando, assim, os ideais modernistas.

Quem era modernista?

Entre os artistas que lideraram o movimento no país estão os escritores Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Menotti Del Picchia, Plínio Salgado e Manuel Bandeira, os artistas plásticos Víctor Brecheret, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, e o compositor Heitor Villa-Lobos.

Características

O ponto central da Arte Moderna é o abandono aos padrões vigentes e uma verdadeira revolução artística, inspirada pelas vanguardas europeias. Entre os principais aspectos, figuram a libertação estética, informalidade, valorização da cultura nacional, liberdade de expressão, linguagem popular e coloquial, humor e irreverência.

O resgate da identidade nacional, como forma de libertação da influência da arte estrangeira, buscava representar com originalidade a cultura brasileira. Mas esse insight de priorizar o primitivismo se deu em Paris, quandoo artistaOswald de Andradedescobriu que a vanguarda modernista europeia vinha valorizando a arte primitiva de localidades como África, Indonésia ePolinésia.

Fases da Arte Moderna

No Brasil, a Arte Moderna foi vivenciada em três fases.

  • Primeira fase (1922-1930): etapa heroica, com busca pela renovação estética.
  • Segunda fase (1930-1945): etapa de consolidação, marcada por nacionalismo, regionalismo e obras de ficção.
  • Terceira fase (1945-1980): também chamada de pós-modernismo, é caracterizada pela diversidade na prosa urbana, intimista e regionalista.

A Arte Moderna foi substituída pela arte contemporânea, embora alguns críticos defendam que ela se estenda até hoje, como pós-modernismo.

Atualizado em: 04/12/2018 na categoria: Historia do Brasil