Atividades para 7 de Setembro, Dia da Independência

No dia 7 de Setembro celebramos o momento que marcou, ao menos em teoria, a Independência do Brasil diante dos portugueses, fazendo com que os país pudesse seguir com os seus próprios passos, agora se distanciando dos então colonizadores.

Diante da importância do tema e da necessidade de falar sobre ele no ambiente escolar, reunimos abaixo Atividades para 7 de Setembro para complementar o seu plano de aula, bem como sugestões de como tratar o assunto, confira:

Como trabalhar o 7 de Setembro em sala de aula?

O primeiro passo para trabalhar essa data é passar aos seus alunos a verdade histórica acerca do momento, uma vez que mesmo após 7 de Setembro de 1822 ainda se manteve intensa a presença dos portugueses em terras brasileiras.

Sinal disso é percebidos quando analisamos a História da Bahia, estado que conseguiu se livrar dos portugueses somente no ano seguinte, mais especificamente em 2 de Julho de 1823. Ou seja, as batalhas internas ao longo do território brasileiro seguiram ocorrendo após a dita Independência.

Após promover um debate acerca do que foi dito, pode falar sobre o que se tornar independente significava para um país que, a essa altura, já havia sido colônia por mais de 300 anos, carregando ainda hoje males trazidos pelo período.

Diante disso, é importante que o educador consiga ter objetivos claros ao falar sobre o tema, incluindo a expansão do conhecimento histórico e incentivo a conhecer mais do seu próprio país, o que é possível mesmo em turmas da Educação infantil, por exemplo.

O que fazer no dia 7 de Setembro na escola?

Existem muitas possíveis atividades para propor no 7 de Setembro, começando pelos modelos impressos que poderá conferir já próximo ao final desse artigo. No entanto, há ainda as atividades práticas para serem consideradas.

Entre elas, estão apresentações públicas em desfiles cívicos, o que é bastante popular em algumas cidades e pode acabar movimentando toda a comunidade escolar, incluindo roupas características e uma padronização de acordo com o que se deseja apresentar.

No entanto, há formas de realizar atividades práticas também na própria sala de aula, incluindo sugestões como as seguintes:

• Apresentação de seminário;
  • Peça teatral;
  • Análise de documentos;
  • Murais explicativos.

Atividades para 7 de Setembro

1. O 7 de Setembro certamente é um dia que desperta nossa paixão pela pátria, incluindo a oportunidade de oferecer um maior reconhecimento ao seu maior símbolo: A bandeira nacional!

2. Inclusive, a bandeira conta com diversos símbolos que foram estrategicamente escolhidos para dialogar com a História do nosso país. Por isso, a sua análise pode ser muito interessante.

3. Pensando na Educação infantil, pode apostar em atividades mais simples como desenhos para colorir. Ainda assim, falar sobre a data segue sendo bastante simbólico.

4. Para turmas com maior idade, já alfabetizadas, pode propor pesquisas, principalmente diante do desejo de enviar a atividade para casa.

5. E acredite, mesmo que seja uma data tão específica, pode ajudar no processo de alfabetização, bastando pensar em maneiras lúdicas de propor isso para a turma.

6. Por exemplo, nesse caso são exercitadas habilidades como o conhecimento das cores, contagens e noção de espaço, além da própria escrita.

7. É importante que antes das atividades organize uma aula expositiva sobre o tema, tratando dos seus personagens e significado, mesmo que precise ser de maneira resumida em razão do tempo disponível.

8. Pensando nas atividades para colorir, pode ainda optar por inserir uma questão simples para complementar a atividade, tendo certeza de que todos entenderam o que foi anteriormente tratado em sala de aula.

9. Já nesse caso, além de colorir os alunos vão conseguir exercitar a coordenação motora a partir dos espaços tracejados.

10. E ainda tem uma opção de atividade com jogo para divertir a turma e fazer com que exercitem o conhecimento de maneira lúdica.

Atualizado em: 25/04/2024 na categoria: Atividades, Atividades - Datas comemorativas