Atividades para o Dia da Mulher

Anualmente, no dia 08 de Março, podemos nos unir para celebrar o Dia da Mulher! Essa é uma data muito importante para a História e já na atualidade podemos reafirmar sua importância de diversas maneiras, inclusive no espaço escolar.

Para te ajudar a tornar isso possível, reunimos abaixo Atividades para o Dia da Mulher que já estão prontas para imprimir, além de mais algumas informações para que possa deixar bem organizar o seu plano de aula. Confira:

O que trabalhar no dia 08 de março?

Para gerar o devido engajamento dos alunos com a data, o ideal é que no dia 08 de Março ou até mesmo nos dias que o antecedem, possa investir em diferentes atividades, voltando todas elas para a ampliação do conhecimento acerca da realidade vivida pelas mulheres tanto hoje quanto historicamente.

De tal maneira, entre as atividades sugeridas para trabalhar neste momento, estão as seguintes:

• Propostas de leitura;
  • Exibição de filmes;
  • Palestras;
  • Confecção de cartinhas para entregar às mulheres;
  • Debates sobre a data e sua importância.

No caso dos livros e filmes, há muitas opções bem interessante que podem ser devidamente ajustadas de acordo com cada turma. Por exemplo, no caso das crianças, pode exibir filmes como Moana, que retrata a mulher de maneira forte e inspiradora.

Qual é o objetivo de falar do Dia da Mulher em sala de aula?

Capaz de promover uma intensa reflexão, o Dia da Mulher é uma data na qual podemos ser levados a pensar sobre como, em muitos momentos, pessoas desse gênero foram colocadas em segundo plano, tanto com relação às práticas sociais quanto no que diz respeito aos próprios direitos.

Sendo assim, o principal objetivo ao falar sobre em sala de aula é poder gerar conscientização e capacidade crítica, levando os alunos a pensarem fora de limites e padrões para que possam adquirir melhores concepções acerca do tema.

Atividades para o Dia da Mulher

1. É interessante que antes de passar as atividades para a turma faça uma aula sobre a data, seu contexto histórico e importância. Assim, poderá obter respostas melhores trabalhadas.

2. Na educação infantil, pode incentivar os alunos a cuidarem das mulheres que estão próximas a eles, entregando uma flor colorida nesta data e demonstrando a valorização que tem referente a elas.

3. Já para alunos alfabetizados, a ideia envolve a escrita de um texto, levando eles a apontarem de forma livre aquilo que sabem sobre, bem como concepções pessoais.

4. Caso o cronograma de aulas esteja mais apertado, pode levar os próprios alunos a fazerem suas pesquisas de modo individual. Com isso, poderão aprender e compartilhar aquilo que foi visto com toda a turma.

5. Ainda quanto a pesquisas, cada aluno pode escolher uma mulher para falar sobre, podendo ser tanto uma influência famosa quanto alguém mais próximo da sua realidade.

6. Inclusive, essa é uma opção voltada a falar especificamente de mulheres próximas, podendo ser alguém da família ou até mesmo do ambiente escolar, por exemplo.

7. Algumas atividades mais simples podem ser usadas com crianças mais novinhas, que ainda assim podem acabar internalizando a importância da data, bem como dos cuidados com as mulheres.

8. Para essas turminhas, momentos lúdicos de pintura e desenho tendem a funcionar muito bem, estimulando a criatividade em prol dos estudos sobre uma causa muito importante.

9. Ao longo do processo de alfabetização, essa pode ser uma ótima opção de atividade para incentivar ao escrita ao mesmo tempo em que propicia um momento divertido para colorir.

10. Sem sair das pinturas, pode incluir o desenho de personalidades famosas entre as mulheres, ao exemplo da Malala. É claro que vale a pena explicar mais sobre ela nesses casos.

Atualizado em: 18/04/2024 na categoria: Atividades, Atividades - Datas comemorativas