Atividades para Dia do Circo

Celebrado anualmente em 27 de Março, o Dia do Circo é trabalhado de forma recorrente em escolas e até mesmo em creches, se tornando uma boa oportunidade de propor ideias diferentes e divertidas com as crianças.

Para te ajudar nesse sentido, logo abaixo reunidos Atividades para Dia do Circo que estão prontas para imprimir, além de dicas que pode aproveitar para conferir e se inspirar quanto ao que fazer neste dia, olha só:

O que fazer para o Dia do Circo?

Além das atividades impressas que poderá seguir conferindo logo abaixo, existem ideias de exercícios práticos para complementar aquilo que deseja fazer no dia do circo. E é claro, reunimos sugestões bem legais para você.

Nesse sentido, pode organizar um dia lúdico, seja levando um palhaço para se apresentar na escola ou até mesmo criando um teatro de fantoches com os alunos, deixando que eles participem da confecção dos bonecos e até mesmo do momento de contagem da história.

Outra prática bastante comum envolve a caracterização dos alunos diante do tema, incluindo um nariz vermelho, roupas coloridas e outros detalhes criativos que podem ser organizados pela própria escola juntamente com os responsáveis.

Qual o objetivo de se trabalhar o Dia do Circo?

Muito além de ser um momento divertido, existe um objetivo muito importante ao se trabalhar o Dia do Circo com as crianças, incluindo o fato de que atividades como as que são propostas nessa data são muito importantes para que possam romper com questões como a timidez.

Essa é também uma maneira de valorizar o circo e seus trabalhadores, reconhecendo o papel que cada um deles exerce e com isso, passando a entender melhor a importância que a arte possui na nossa vida, estimulando a criatividade de cada aluno.

Atividades para Dia do Circo

1. Um detalhe interessante é que, para além das propostas mais lúdicas, algumas atividades podem servir como suporte para o conteúdo formal da educação infantil.

2. Dessa forma, o incentivo a escrita e outras tantas possibilidades colabora bastante com o processo de alfabetização, possibilitando que ele ocorra de uma melhor maneira.

3. Sabemos também que o ato de colorir é algo que as crianças costumam gostar bastante, o que pode ser explorado como estímulo a criatividade que cada uma delas possui.

4. É importante que antes dessa atividade possa explicar um pouco sobre o circo, situando suas principais características e práticas realizadas nesse espaço.

5. Fugindo das atividades mais comuns para alfabetização, essa aproveita a data na qual estamos para estimular o conhecimento dos alunos acerca do alfabeto, além de exercitar a escrita.

6. Ao longo dessa fase, que envolve os primeiros anos da criança na escola, jogos são alguns dos seus principais motivadores. Por isso, há como sugestão atividades com cruzadinha, por exemplo.

7. Olha só que interessante essa ideia para prática textual! Nesse caso, a ideia é voltada para crianças já alfabetizadas, funcionando muito bem com essas turmas.

8. A pintura guiada é uma ótima ideia, além de divertida, já que determinada questões como espaço, interpretação e claro, a própria atenção diante do que se pede.

9. Uma sugestão é incluir diversas dessas atividades em um caderno de exercícios para datas específicas como essa, separando ao menos 1 ou 2 dias para falar sobre.

10. As opções reunidas vão ficando por aqui, esperamos que tenha gostado e elas possam te ajudar a organizar um plano de aula bem legal para sua turma!

Atualizado em: 17/04/2024 na categoria: Atividades, Atividades - Datas comemorativas