Atividades de Artes para Educação infantil

A Arte faz parte de muitos momentos em nossa vida, e não é diferente quando nos referimos à escola! Nesse contexto, logo nos primeiros anos de educação formal, as crianças já poderão ter um contato mais próximo com a disciplina.

Para auxiliar na execução do aprendizado desejado, reunimos abaixo Atividades de Artes para Educação infantil para utilizar, bem como sugestões do que fazer com a turma para alcançar excelentes resultados com ela, olha só:

O que podemos trabalhar em Artes na Educação Infantil?

Diversas modalidades artísticas podem se tornar pauta das aulas de Artes ao longo da Educação infantil, incluindo nisso principalmente a pintura, atividade que propõe o desenvolvimento da criatividade e também da coordenação motora.

Associado a isso, é possível estabelecer um maior conhecimento acerca das cores e seus nomes, assim como combinações possíveis para aumentar a gama de tonalidades que será possível ter disponível.

Outras formas de Arte muito comum para tratar no período são a Dança e a Música, que naturalmente tendem a fazer parte da nossa vida e podem despertar um maior interesse logo em primeiro momento.

Como trabalhar Artes de forma lúdica?

Se divertir enquanto aprende é algo incrível que pode ser amplamente proporcionado pelas atividades lúdicas, que podem ser tanto impressas quanto práticas, promovendo momentos enriquecedores juntamente com as turmas da Educação infantil.

Para tornar esse possível, é preciso pensar em jogos, atividades que usam da criatividade e deixam as crianças mais livres para aprenderem enquanto colocam em prática as suas próprias habilidades.

É claro que o professor tem papel essencial nesse processo, desde propor a atividade até acompanhar sua execução. Dessa forma, pode sugerir ideias como apresentações de dança, festival de talentos e até mesmo reprodução de quadros renomados.

Atividades de Artes para Educação infantil

1. A primeira opção de atividade é baseada na pintura guiada, onde cada cor deve ser colocada em um espaço pré determinado, demandando conhecimento dos numerais e bastante atenção.

2. As cores primárias podem dar origem a muitas outras tonalidades. Aprender sobre isso é bastante interessante e colabora para que tenham uma maior gama de tons a serem usados.

3. Além de tintas e lápis de cor, as atividades podem ser feitas com outros tantos materiais. Isso, inclusive, exercita muito bem a coordenação motora.

4. Essa é uma outra opção que trabalha com colagens. É interessante que seja feita em sala de aula com a oferta de diversos materiais para que escolham o que preferir.

5. As colagens ainda podem se referir a elementos específicos, tendo a intenção de retratar a realidade em determinados aspectos.

6. Nesse caso, por sua vez, a cor usada em cada espaço depende da forma geométrica que ele possui. É claro que esse conhecimento deve ter sido anteriormente trabalhado.

7. É importante que o professor acompanhe a execução dessas atividades, ainda que os materiais devam ser seguros, incluindo o uso de tesouras sem ponta, por exemplo.

8. Que tal seguir espaços tracejados? Isso é bastante comum na Educação infantil, sobretudo para o processo de alfabetização, e também pode estar presente nas atividades de Artes.

9. Entre as atividades propostas, é importante que algumas delas sejam mais livres e permitam os alunos usarem sua criatividade da forma que desejarem.

10. Para um acompanhamento de todas as produções, pode usar um caderno para fixar as atividades, sendo essa uma ideia muito legal.

Atualizado em: 26/04/2024 na categoria: Atividades, Atividades Alfabetização