Atividades de Ciências para 3º ano

Os exercícios são parte essencial dos planos de aula. uma vez que é justamente a partir desse suporte pedagógico que podemos trabalhar na fixação dos assuntos vistos, fazendo com que dúvidas sejam retiradas e ele seja devidamente compreendido.

Nesse sentido, logo abaixo disponibilizamos Atividades de Ciências para 3º ano já prontas para imprimir e utilizar, além de outras sugestões que podem contribuir para as suas aulas. Siga dando uma olhadinha:

O que ensinar em Ciências para 3º ano?

De acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) há determinados assuntos previstos para serem trabalhados a cada ano de acordo com as disciplinas, sendo esse o caso de Ciências no 3º ano do Ensino Fundamental.

Entre esses temas, podemos mencionar principalmente os seguintes, que passam a ganhar um maior destaque ao longo do ano letivo e ainda servem como base para assuntos posteriores, olha só:

• Vida e evolução dos animais;
  • Estrutura das plantas;
  • Sistema Solar;
  • Sentidos do corpo.

Atividades lúdicas de Ciências para 3º ano

As atividades lúdicas colaboram para um aprendizado divertido, que faz com que a atenção da turma seja conquistada com maior facilidade. Sendo assim, podem ser utilizadas como instrumento de aprendizagem que tende a trazer excelentes resultados.

Considerando dicas do que pode propor para os alunos nesse sentido, podemos citar maquetes. Por exemplo, ao falar sobre Sistema Solar, elas podem ser utilizadas para perceber se conhecem a disposição correta dos planetas.

Há ainda a possibilidade de solicitar a confecção de cartazes para apresentação, realização de quiz ou até mesmo experimentos coletivos em sala de aula, como iniciar o plantio de uma determinada espécie e acompanhar o seu desenvolvimento.

Atividades de Ciências para 3º ano

1. Entender o nosso corpo é algo bem interessante que pode ser propiciado pela disciplinado de Ciências, incluindo os nossos sentidos e a função desempenhada por cada um deles.

2. Outros seres vivos também merecem atenção em meio a matéria, considerando características singulares que podem apresentar para que sejam devidamente classificados.

3. Para além disso, é a essa altura que passa a ganhar destaque o Sistema Solar, incluindo as características de cada planeta e a disposição geral do Sistema.

4. Para falar sobre as plantas, passamos a entender cada uma de suas partes, que são responsáveis por desempenhar um papel essencial para sua manutenção de maneira saudável.

5. Vale citar ainda que as atividades funcionam como uma oportunidade para a retirada de dúvidas, uma vez que enquanto buscam respondê-la, os alunos podem perceber algumas questões a serem revistas.

6. Antes de avaliações pontuadas como provas, os exercícios ganham a função de revisão, fazendo com que os assuntos possam ser revistos.

7. Uma sugestão, especialmente ao falar do corpo humano, é fazer com que a turma se veja como parte do assunto, podendo passar a entender mais sobre si de acordo com esse conhecimento.

8. Ainda pode contar com o auxílio de jogos para atividades diferentes. No caso do modelo abaixo, foi utilizado o caça palavras.

9. Já nesse caso, o jogo usado foi o de palavras cruzadas, sendo igualmente interessante e chamando bastante atenção dos alunos.

10. Esperamos que as atividades reunidas tenham te ajudado a montar um excelente plano de aula, chegando a bons resultados de acordo com o que será ensinado.

Atualizado em: 29/02/2024 na categoria: Ciências