Atividade de História para 2º ano

Logo após ensinar determinado assunto, é fundamental que o professor se responsabilize por passar atividades aos seus alunos, sejam elas feitas em sala ou para casa, já que é fundamental fixar o assunto e perceber possíveis dúvidas.

Isso acontece com todas as disciplinas, inclusive com História. Sabendo disso, separamos abaixo dicas e também atividades de História para 2º ano já prontas. Confira e assim, organize melhor seu plano de aula:

Como pensar em atividades de História para 2º Ano?

Para organizar atividades nesse sentido, é importante apostar em uma linguagem simples, já que no 2º anos os alunos ainda são crianças, e se comunicar de forma que eles entendam é a parte mais importante nesse ponto.

Além disso, a ludicidade é muito bem vinda, desde que se entenda bem sobre o assunto é bem legal poder usar a criatividade com formas de o retratar, como a partir de desenhos, por exemplo. Atividades em grupo também são bem vindas, já que na relação entre os alunos, uns tendem a ajudar os outros.

Mas é claro, eu diria que a parte mais essencial é corrigir as atividades com os alunos, percebendo os pontos que causaram dúvidas para retomar a explicação sobre.

Veja Também: Atividade de Geografia para 2º ano

Atividades de História para 2º ano

Agora, confira as atividades e selecione aquelas que podem te ajudar com a turma, tenho certeza de que eles vão gostar e também será importante para a parte mais prática dos temas:

Essa é uma atividade simples, pensada para o reconhecimento de um dos mais importantes momentos históricos do nosso país, ao mesmo tempo em que permite o uso da criatividade por parte dos alunos.

O reconhecimento da sua própria História também é fundamental nesse momento, sendo possível dialogar com outros temas posteriormente.

Essa é uma atividade que funciona bem para quando se deseja aliar assuntos de História e Geografia, tornando o assunto completo a partir da ligação entre subtemáticas.

E nada melhor que entender da sua História que traçar uma breve genealogia. Essa atividade é perfeita para ser feita em casa, trazendo também a participação dos pais.

Já essa é outra atividade que remonta ao descobrimento do Brasil, trazendo uma narrativa sobre e também deixando espaço para a escrita dos alunos.

Outra opção interdisciplinar com questões referentes tanto a História quanto a Geografia, aliando as temáticas para tornar a compreensão mais completa e efetiva.

A origem da História é fascinante, principalmente quando aprendida de forma lúdica.

Após descrições feita pelo professor em sala de aula, os alunos podem fazer desenhos de como imaginam ter sido a chegada dos portugueses.

Já aqui vemos uma possível atividade avaliativa. Com mais questões, ela pode ser respondida de forma pontuada para perceber os conhecimentos dos alunos.

Com certeza essa é a opção para sala de aula, o texto pode ser lido pela professora e todo o debate feito entre a turma.

Atualizado em: 26/03/2024 na categoria: Atividades, Atividades de História