Atividade de Geografia para 3º ano

A Geografia é uma das disciplinas que compõe a área de Humanas, sendo trabalhada desde muito cedo para trabalhar conceitos e informações importantes sobre nós mesmos a partir da interação com o meio, por exemplo.

Sabendo de sua importância e da necessidade de seguir trabalhando o conteúdo aprendido para que apresente uma melhor fixação, reunimos abaixo opções de Atividade de Geografia para 3º ano que estão prontas para imprimir e te ajudar em sala de aula, confira:

Quais os assuntos de Geografia no 3º ano?

A cada ano, são vistos novos assuntos de Geografia, além daqueles que precisam ser retomados para gerar uma nova análise sobre, incluindo novos aspectos e uma abordagem mais ampla, desenvolvendo melhor o conhecimento.

Ao longo do 3º ano, de forma mais específica, são vistos assuntos como a divisão do espaço, pensando principalmente em áreas urbanas e rurais a partir das diferenciações entre elas, incluindo elementos, composição geográfica e funções exercidas.

Além disso, é um período também voltado para a análise do mapa e conceituação espacial, fazendo com que as crianças passem a compreender melhor o local onde residem e a forma de conceituação do mesmo.

De forma mais básica, nesse ano começam a ser trabalhas algumas questões políticas, tratando de gestores, serviços públicos, direitos e deveres, aspectos importantes para que depois possa se falar sobre a cidadania, por exemplo.

Como trabalhar Geografia no 3º ano?

Para dar aulas de Geografia a turmas de 3º ano, é importante que busque maneiras de dialogar os assuntos trabalhados em sala de aula com a realidade dos alunos, criando uma interação que tem por consequência o maior interesse da turma.

Outro ponto interessante que serve como dica é que, além de usar as atividades impressas disponibilizadas abaixo, separe momentos para atividades diferentes como apresentações que podem ser desde um seminário mais formal até uma peça teatral organizada em grupos.

Cartazes, colagens e pesquisas em geral também representam uma boa opção, inclusive para que os alunos possam dialogar em casa sobre o que tem sido trabalhado em sala de aula para rever os assuntos nos mais diversos momentos.

Atividades de Geografia para 3º ano

1. Basicamente, dividimos as regiões entre espaços urbanos e rurais. Nessa atividade, os alunos são desafiados a organizar o que pertence a cada área.

2. A questão do espaço também está relacionada a aspectos políticos, inclusive com relação aos direitos com os quais contamos. Refletir sobre isso com toda a turma é uma boa ideia!

3. Aliás, o que também causa reflexão além de um maior interesse em si, é pensar no local onde reside e suas especificações. Dessa forma, se torna possível associar o assunto visto em sala com a realidade que vive.

4. O Brasil é um país extenso e com algumas divisões, conhecê-las é muito importante nesse momento, assim como entender onde você está nessa organização.

5. Conforme citamos, o lado mais lúdico da Pedagogia também se apresenta nesses casos. Para isso, joguinhos como as palavras cruzadas podem ser usados.

6. Quando pensar em atividades com maior número de questões, a sugestão é que opte por enviá-las para casa, onde os alunos terão mais tempo e podem também solicitar a ajuda dos responsáveis caso necessário.

7. Mas um ponto muito importante para ser levado em consideração é que toda atividade deve ser corrigida com a turma, possibilitando a retirada de dúvidas.

8. Em momentos que antecedem avaliações, as atividades podem ser uma base de revisão para retomar os assuntos e deixar os alunos ainda mais preparados.

9. Outro ponto positivo de exercícios como esse é levar a prática do estudo para outros momentos do dia além da escola propriamente dita.

10. E assim, entre tantas opções de atividades, tenho certeza de que podem ajudar muito aos alunos, além de facilitar a aplicação do seu plano de aula.

Atualizado em: 28/03/2024 na categoria: Atividades, Atividades de Geografia