Atividade de História para 3º Ano

Por meio de atividades regulares, sobretudo aquelas que podem ser resolvidas com os professores para a retirada de dúvidas, os assuntos do currículo escolar podem ser muito melhor compreendidos.

Pensando nisso e diante do desejo de facilitar a sua organização de aulas e exercícios, organizamos abaixo Atividades de História para 3º ano prontas, além de dar dicas para pensar em outras opções, confira:

Como pensar em atividades de História para 3º Ano?

Em meio a assuntos importantes para a construção do conhecimento histórico, como a chegada dos portugueses ao Brasil, é interessante que para além das atividades escritas, se utilize de opções que incentivem a pesquisa por parte dos alunos.

A exemplo disso, estão atividades como debates, seminários e até mesmo apresentações teatrais, assim ainda é incentivada a fala e trabalhada a criatividade dos alunos, que passam a dialogar com os assuntos de formas diversas.

Veja Também: Atividade de História para 2º ano

Atividades de História para 3º ano

Para atividades feitas tanto em sala quanto fora dela, confira as opções que reunimos abaixo:

Compreender o papel e uso da História é um passo importante para os estudos da disciplina, e essa atividade deseja perceber justamente o que os alunos entendem sobre isso.

As comunidades e formas de vida é um assunto que dialoga com a Geografia, sendo uma base para estudos históricos do ponto de vista social.

Nessa fase, a consciência história pode ser tomada a partir de elementos do nosso próprio cotidiano, assim se torna possível desenvolver um papel crítico desde cedo.

Já estudar o período de chegada dos portugueses ao Brasil é uma forma de valorizar a cultura e participação indígena, rompendo com preconceitos e tornando o tema mais abrangente.

Essa é uma outra possibilidade que revela certo protagonismo ao indígenas, uma ótima opção para ser respondida em casa com o auxílio de mecanismos de pesquisa.

Outro detalhe muito importante é fazer os alunos perceberem que eles também são parte da História, assim contar sua própria trajetória pode ser uma atividade bem divertida e interessante.

As formas de trabalho, a economia e muitos outros detalhes marcaram os primeiros anos do Brasil enquanto colônia, mostrando que o tema é muito mais complexo do que se pode imaginar.

De forma lúdica, questões importantes são colocadas nessa atividade, onde deve se complementar as falas dos personagens com a resposta correta.

Jogos também são bem vindos, como nessa atividade onde podemos encontrar no caça palavras a resposta para cada questão proposta.

Já essa é uma opção para dissertar sobre o que foi aprendido ao longo dos estudos, dando mais liberdade para os alunos.

Atualizado em: 01/04/2024 na categoria: Atividades, Atividades de História