Atividade de Interpretação de texto: Modelos prontos

A capacidade de interpretar um texto se refere a não somente ler o mesmo, mas também entender de forma devida as informações que são ditas ao longo dele, expandindo o conhecimento e podendo refletir criticamente sobre:

Sabendo disso e buscando te ajudar a trabalhar esse aspecto em sala de aula, confira abaixo opções de Atividade de Interpretação de texto já prontas, além de dicas para que a temática seja discutida:

O que trabalhar na interpretação de texto?

Apesar da sua importância, ainda há dúvidas sobre como trabalhar o tema em sala de aula, mas acredite, é bem simples quando os alunos já possuem uma boa base de leitura, o que é fundamental que seja constantemente incentivado.

Dessa forma, pode começar trabalhando a identificação de informações mais simples do texto como nome dos personagens, o que acontece, entre outros, principalmente em tirinhas que contam com um texto não verbal de apoio.

Além disso, pode fomentar discussões sobre o que o texto quis passar, a sua mensagem central. Para isso, é fundamental que propicie a participação de todos os alunos e posteriormente os ajude a entender qual seria a interpretação correta.

Aliado a isso, ainda pode trabalhar os diferentes gêneros textuais, mesmo que em primeiro momento apenas parte deles sejam vistos, a exemplo da fábula, parlenda, quadrinhos, poemas e poesias.

Como treinar a interpretação?

Outro ponto essencial é que a interpretação esteja sendo constantemente treinada como forma de fazer com que a forma de pensar e refletir sobre possa seguir evoluindo, trazendo resultados críticos cada vez melhores de acordo com o tempo.

Para isso, algumas sugestões que podem ser colocadas em prática tanto na sala de aula quanto em casa são as seguintes:

• Ler em voz alta;
  • Identificação de trechos importantes;
  • Resumos sobre o que foi lido;
  • Ler com maior constância.

Atividades de Interpretação de texto:

Os quadrinhos aliam a linguagem não verbal com a verbal, promovendo um maior interesse aos alunos que tem sua atenção chamada pelas imagens animadas do gênero.

Mas textos maiores também podem ser trabalhados em conjunto, a exemplo das fábulas que promovem uma reflexão interessante sobre conceitos éticos e morais, promovendo uma reflexão aos alunos.

Inclusive, pode aproveitar para tratar de textos com temáticas importantes, que até mesmo podem ser aliados a momentos importantes do ano para uma atividade temática que não foge do assunto.

Nesse momento, aproveite também para falar aos alunos sobre as diversas formas textuais que podemos encontrar, inclusive aquelas que estão no dia a dia deles e acabam por não perceber ou refletir sobre.

Outro ponto é que pode aliar duas temáticas importantes em uma única atividade, a exemplo do modelo abaixo que trabalha simultaneamente a interpretação e produção de texto.

Além das informações gerais do texto, há partes técnicas que também devem ser identificadas, a exemplo de título e autor. Isso fará com que entendam sobre o modelo formal de textos.

E é claro, para um maior incentivo e melhores resultados na interpretação, algumas atividades devem ser enviadas para casa. Apenas não esqueça de corrigir cada uma delas depois.

Para melhores resultados, principalmente na educação infantil, o texto deve ser interpretado por etapas. Assim, as questões vão se referindo a momentos específicos da produção.

Você ainda pode ligar o texto com a realidade dos alunos, a exemplo desse caso onde a produção fala sobre escola. Assim, vão perceber que também estão dentro da prática textual, gerando um maior interesse sobre.

Gradativamente, um maior número de questões pode ser abordado nas atividades, aumentando também o nível de atenção que será necessário para chegar a respostas corretas.

Atualizado em: 18/04/2024 na categoria: Atividades, Atividades de Português