Atividade de pintura: Confira modelos e objetivos

Durante a Educação infantil, é comum que momento sejam separados para realizar Atividade de pintura com as crianças, exercitando o lado mais criativo dela e trabalhando também outras habilidades importantes para essa fase.

Sabendo disso, conheça um pouco mais sobre os objetivos que são atrelados a essas atividades de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), além de poder usar os modelos prontos que reunimos:

Qual o objetivo da atividade de pintura?

Diversos dos objetivos a serem cumpridos nessa fase com as crianças podem ser trabalhados com a pintura, uma vez que estimula o uso de sentidos como a visão através da percepção das cores, o tato no uso de pintas e outras qualidades.

Além disso, é uma possibilidade trabalhar tanto a coordenação motora fina quanto a grossa de acordo com a atividade escolhida, usando percepções de espaço ao mesmo tempo em que o conhecimento de cores é essencial.

Isso sem contar com a própria criativa, sendo a pintura um meio de fazer com que as crianças possam fazer uso da imaginação, usando inclusive de certa autonomia quando não se trata de pinturas guiadas.

Qual o objetivo da atividade de pintura com as mãos?

Algumas atividades de pintura são feitas especificamente com as mãos, gerando dúvidas quanto a relevância que elas podem ter ao longo dessa fase, afinal, é realmente algo útil para o desenvolvimento das crianças?

A resposta é positiva, pois sim, a pintura com as mãos ajuda a trabalhar de forma ainda mais presente as atividades sensoriais, permitindo interação com diferentes materiais e dando uma maior liberdade para a atividade.

Por isso, nossa sugestão é que uses tintas que saem com água para não manchar as roupas e cubra o piso com jornais para evitar manchas também nesse espaço. Mas ainda assim, não deixe de incentivar essa prática.

Atividades de Pintura

1. Para que a pintura seja feita de forma mais organizada, é possível fazer uma atividade guiada, onde as crianças precisarão usar a cor de acordo com a sugestão associada ao número.

2. Mas é claro, pensar em atividades que usam mais da criatividade é algo também importante. Por isso, pode deixar os alunos mais livres e trabalhar ainda a etapa de colagem.

3. Ainda usando da criativa, nesse caso as crianças vão precisar identificar os itens que poderão ser pintados, demandando uma atenção a mais para a distinção devida.

4. As figuras geométricas estão ligadas a arte e é um assunto importante para a disciplina, nesse caso definindo as cores que serão utilizadas.

5. Pensando em desenhos para serem coloridos com lápis de cor, podem ser enviados também para casa, desde cedo trabalhando a ideia de que o que é visto em sala de aula, deve ser revisado em casa.

6. Para o primeiro contato com os números na disciplina de matemática, os desenhos podem ajudam a partir da necessidade de realizarem contagens, uma possibilidade lúdica bem interessante.

7. Algo similar acontece nesse caso, mas agora com as vogais. Ou seja, é uma ótima opção para exercitar o conhecimento ao longo da alfabetização.

8. Já essa sugestão é mais voltada para a pintura com os dedos, pois os círculos podem ser preenchidos facilmente com as pontinhas dos dedos.

9. Ainda são especificadas as cores usadas no cantinho superior esquerdo, guiando as cores que devem ser utilizadas e propondo até mesmo misturas para chegar ao tom desejado.

10. Há realmente muitas possibilidades e é claro, elas trabalham muito o conhecimento das cores, a interação com as atividades e a criatividade, aspectos fundamentais ao longo da infância.

Atualizado em: 08/04/2024 na categoria: Atividades, Atividades de Artes