Atividade de Ciências

A disciplina de Ciências é muito importante para o estímulo e conhecimento de aspectos que fazem parte do nosso cotidiano e por vezes, envolvem até mesmo o nosso corpo e as suas capacidades, interferindo assim na nossa relação com o mundo.

Por conta dessa importância, é fundamental pensar em formas de fixar o conhecimento durante e também após as aulas. Então, confira abaixo possibilidades de Atividade de Ciências que vão ajudar a tornar o seu plano de aula mais completo e eficaz:

Como ensinar Ciências de forma lúdica?

Para aliar ao uso de atividades, algo que pode fazer com que o conhecimento seja absorvido de uma forma ainda melhor é pensar em técnicas lúdicas para aliar as suas aulas, fazendo com que seja também melhor fixado durante as aulas e de forma posterior a elas.

Nesse sentido, uma dica bem simples é aliar o conteúdo com experiências pessoais, situações que se tornam parte do cotidiano e assim, podem ser associadas com eventos que os próprios alunos já passaram.

Além das atividades impressas que reunimos logo abaixo e poderá conferir, pode pedir também para que façam pesquisas mais extensas para que sejam entregues ou apresentadas com a turma, criando ainda um espaço de interação.

Jogos, encenações e até mesmo a escrita de textos podem surgir como outras possibilidades, mas é fundamental para que esteja atento no interesse de cada aluno para que a participação não seja obrigatória e possa ser substituída por outra atividade, uma vez que há os mais tímidos que não se sentirão confortáveis com a ideia.

Atividades de Ciências

1. Entre tantas funções, existem 5 principais sentidos do nosso corpo, responsáveis por sensações e experiências. Identificá-los é uma parte muito importante para o estudo do corpo humano.

2. Falando em humanos, além de nós existem outros tipos de seres vivos que devem ser conhecidos e diferenciados de outros seres que não são vivos.

3. Na atividade abaixo, é possível buscar identificar os sentidos que são usados em uma conversa, situação cotidiana na qual os alunos podem facilmente se colocar.

4. Lembra que falamos do jogos entre as opções de atividades lúdicas? O caça palavras é uma delas e pode fazer com que os alunos tenham uma motivação a mais para responder corretamente as questões.

5. Além de seres vivos e não vivos, há a diferenciação entre animais domésticos e selvagens. Aliás, nessa aula vale a pena reforçar a necessidade de cuidado e atenção com relação aos animais.

6. As plantas são alguns dos principais seres vivos que conhecemos, tendo diversas partes em seu corpo, responsáveis por diferentes funções. Nessa atividade, elas precisarão ser identificadas a partir do ato de colorir.

7. E é claro, os humanos também merecem destaque nas atividades, sendo recorrentes e também muito importantes aquelas em que identificamos as diversas partes que compõem o nosso corpo.

8. Identificar visualmente os seres é a ideia proposta nessa atividade, onde cada aluno deve responder individualmente e compartilhar as suas respostas em um segundo momento.

9. Aliás, se atente para que ao fazer o plano de aula possa organizar um tempo mais específico para a correção de todas as atividades, o que não pode deixar de ser feito.

10. Antes de avaliações, as atividades também podem te ajudar a fazer uma revisão, retomando o assunto e também identificando dúvidas para que possam ser resolvidas.

Atualizado em: 01/04/2024 na categoria: Atividades, Atividades de Ciências