Atividades para o Dia da Escola

Anualmente, no dia 15 de Março, celebramos o Dia da Escola! Essa é uma ótima oportunidade para propor atividades diferentes com os alunos, incluindo a conscientização sobre a importância da escola e o seu papel na vida deles.

Para ajudar na realização desse momento, organizamos abaixo Atividades para o Dia da Escola que podem ser inseridas no seu plano de aula, bem como ideias para atividades práticas que também podem ser realizadas. Siga conferindo:

O que fazer para Dia da Escola?

Existem muitas maneiras de celebrar o Dia da Escola, principalmente promovendo a inclusão dos alunos diante dessa celebração da qual eles também devem fazer parte, uma vez que são peças fundamentais para o devido funcionamento e desenvolvimento da escola.

Nesse sentido, além das atividades impressas com os modelos que organizamos para você mais próximo ao final desse post, há atividades práticas que podem ser realizadas. Dentre as ideias que surgem quanto a esse aspecto, podemos evidenciar as seguintes:

• Apresentações teatrais ambientadas no espaço escolar;
  • Murais com a História da Escola,  sua importância ou outros temas;
  • Palestras sobre a Escola;
  • Exibição de filmes sobre o tema;
  • Rodas de conversa.

Caso seja possível, uma outra sugestão é a de propor a participação da família dos alunos nessas atividades, a exemplo da possibilidade de realizar o convite para assistir a apresentações organizadas pelos filhos ou palestras dadas por profissionais da educação.

Objetivos de falar sobre o Dia da Escola

Ao reconhecer a importância da escola, passamos a lidar com essa organização de uma outra maneira, nos dedicando mais às suas atividades e, naturalmente, valorizando mais os profissionais que fazem parte desse espaço, a exemplo dos professores.

Por conta disso, é fundamental que essa data seja celebrada com atividades que promovam a participação da comunidade escolar em assuntos ligados a ela, mesmo que em momentos como a Educação infantil isso ainda ocorra de maneira mais simples e lúdica.

O momento também permite a própria escola reafirmar o seu compromisso com a educação, a noção do seu papel na vida dos alunos e a responsabilidade tomada para si de fazer com que esse papel seja cumprido de maneira devida.

Atividades para o Dia da Escola

1. Até mesmo as atividades mais simples ganham importância no contexto de reafirmação da importância da escola, dando aos alunos a possibilidade de falarem sobre aquilo que mais gostam nesse ambiente.

2. Assim, ao propor uma atividade onde devem pontuar as qualidades que enxergam na escola, naturalmente as turmas passam a dar um maior destaque para elas, contribuindo para uma visão positiva.

3. Ao longo do processo de alfabetização, também é possível ajustar as atividades feitas para que sirvam como um exercício para aquilo que vem sendo aprendido em sala de aula.

4. Pensar na ludicidade é outro aspecto muito importante, visto que as crianças tendem a gostar de se divertir enquanto aprendem. Em razão disso, atividades de colorir como essa são muito indicadas.

5. Existem diversas maneiras de evidenciar o conhecimento acerca da sua própria escola, e tudo isso pode ser proposto em um mesmo exercício para a turma.

6. Atividades guiadas são excelentes opções pensando em turmas da educação infantil. E é claro, associada a elas pode haver uma aula expositiva sobre a importância da escola.

7. Inclusive, lembra que falamos sobre as atividades práticas? Elas podem ser aliadas a esses modelos, complementando a proposta dessa data diante do plano didático.

8. Vale citar ainda que grande parte das ideias podem ser feitas na própria sala de aula, onde os alunos poderão contar com o suporte da professora para ajudar no que for preciso.

9. E com isso, ao longo da execução dessas atividades, será possível desenvolver uma melhor noção de espaço, além de praticar conhecimentos importantes como a leitura.

10. Esperamos que as ideias te ajudem e que a turma goste de colocar em prática os exercícios reunidos por você! Para mais atividades, siga conferindo o nosso site.

Atualizado em: 25/04/2024 na categoria: Atividades, Atividades - Datas comemorativas