Atividades para o Dia das Mães

O Dia das mães é celebrado anualmente no segundo Domingo do mês de Março, e na semana que antecede a data os professores precisam se preparar para realizar atividades, principlamente com as turmas da Educação infantil.

Para te ajudar a organizar isso da melhor maneira no seu plano de aula, reunimos ideias de atividades prontas para imprimir e sugestões didáticas logo abaixo. Siga conferindo:

O que trabalhar no Dia das Mães?

Para tornar o dia das mães um momento significativo para as crianças desde cedo, mesmo que isso não possa ser feito exatamente no dia por ser domingo, é interessante trabalhar de forma lúdica com elas, inclusive promovendo a participação para que cada um fale da sua mãe.

Entre as ideias, há o Dia das profissões, onde cada aluno deve ir vestido de acordo com a profissão da sua mãe. Essa é uma ótima oportunidade para que ele conheça mais sobre, além de poder falar com toda a turma sobre o que a mãe faz.

Além disso, outra sugestão envolve o preparo de apresentações teatrais ou de dança para as mamães, fazendo essa conexão entre pais e escola, já que elas deverão ir até a instituição para assistir a esse momento. Mas atenção para verificar antes se terão tal disponibilidade, evitando uma situação frustrante para os alunos.

Qual o objetivo de comemorar o Dia das Mães?

Muitas pessoas discordam da comemoração do Dia das Mães, principalmente por conta das crianças que não possuem essa figura materna tão presente em sua vida. Mas, ainda assim, podemos aproveitar para reafirmar a sua importância.

Isso porque ao falarmos da data em questão podemos falar sobre afetividade, seja para a mãe em si, para avó, tia, pai ou qualquer outra pessoa que cumpra esse papel e mereça receber um carinho especial.

Inclusive, é uma excelente forma de mostrar como as famílias podem ser organizadas de maneira diferente, e ainda assim todos seguem merecendo respeito independente das diferenças que possuam.

Atividades para o Dia das Mães

1. Essa é uma atividade que deve contar com a participação da mamãe, já que ela precisará enviar sua foto para o colégio. Após todos alunos terminarem, pode colocar o resultado com fita na porta da sala, por exemplo.

2. Já essa é uma sugestão para ser realizada em sala de aula, mas é claro, logo depois pode ser levada para casa, funcionando como uma maneira de surpreender as mamães nesse dia que as pertence.

3. Ao longo do processo de alfabetização, é possível conectar o Dia das mães com esse exercício que tem tudo a ver com o que vem sendo aprendido, incluindo o conhecimento das letras.

4. Reconhecer o que a mãe tem de melhor é muito importante, inclusive para seguir a valorizando ainda mais. Dessa forma, o resultado desse exercício pode encantar e surpreender a mãe de cada aluno.

5. Para emocioná-la com as respostas e também com o resultado dos conteúdos que estão sendo visto nas escolas, essas atividades são ótimas, além de incentivar a escrita.

6. A pintura é algo que costuma agradar bastante as crianças por ser um momento lúdico. Então, pode apostar nisso para conquistar o foco delas por um tempo, além de exercitar a criatividade.

7. E olha só que criativa essa ideia! Ela deve ser enviada para casa e respondida junto com a mãe. No dia seguinte, as respostas podem ser divididas com os coleguinhas e professor.

8. Essa é uma opção similar, onde algumas características da mãe devem ser analisadas. Com isso, poderá conhecer ainda mais detalhes sobre ela, criando laços bem legais ao longo dessa fase.

9. O que mais importa é incentivar a participação dos alunos, principalmente porque as mães tendem a ver essas atividades, então é como um verdadeiro presente para elas.

10. Ao longo da semana que antecede a data, pode até mesmo propor mais de uma atividade sobre o tema, bastando organizar de acordo com o cronograma de aulas.

Atualizado em: 16/04/2024 na categoria: Atividades, Atividades - Datas comemorativas