Atividades para Dia do Livro na Educação infantil

A leitura é uma das principais práticas que precisamos incentivar nas aulas ao longo da Educação infantil, sobretudo por ser justamente nesse momento que as crianças estão sendo alfabetizadas e precisam ser motivados nesse sentido.

Então, nada melhor que aproveitar datas como o Dia do Livro para incluir exercícios no seu plano de aula. Assim, confira abaixo Atividades para Dia do Livro na Educação infantil que reunimos abaixo e estão prontas para imprimir, além de outras dicas e informações:

Como trabalhar dia do Livro na Educação Infantil?

Além das atividades para imprimir que poderá conferir já ao final desse post, existem ainda diversas atividades práticas que podem ser realizadas em sala de aula, evidenciando a importância do Dia do Livro ao longo da Educação infantil.

Assim, como sugestão, podemos citar as seguintes possibilidades, pensando tanto na intenção da aula quanto na faixa etária dos alunos e aquilo que tende a funcionar melhor para eles:

• Fichas litéraria;
  • Roda de leitura;
  • Contação de histórias;
  • Visita a bibliotecas;
  • Confecção de marca página.

Cada atividade pode ser adaptada de acordo com a turma, além de que podem dialogar com outras atividades. Por exemplo, após a contação de histórias pode pedir para que cada aluno faça um desenho com base nessa narrativa.

Objetivos de falar sobre o Dia do Livro

O principal objetivo de reservar ao menos uma aula para falar sobre o Dia do Livro e propor atividades com relação a data é incentivar a leitura, explicando sua importância e também desenvolver um maior interesse da turma quanto a sua prática.

A partir desse incentivo, é possível alcançar ainda outros objetivos, como estimular a criatividade por parte das crianças, auxiliar para que realizem uma melhor interpretação textual e, como consequência,  desenvolvam o senso crítico com base naquilo que acreditam.

Em conjunto, todas essas características que poderão ser adquiridas se mostram essenciais para a formação de indivíduos pensantes e sábios.

Atividades para Dia do Livro na Educação infantil

1. Além de propor uma atividade que estimula a coordenação motora e a criatividade, com esse modelo também poderá incentivar a leitura de meios de informação como os jornais, que hoje já são pouco utilizados.

2. Incluir os alunos como autores é algo bastante interessante, mostrando que além de estarem aprendendo a ler, podem interpretar e conseguirem formar as suas próprias histórias.

3. Essa é ainda uma boa oportunidade para compartilhar a experiência com leituras anteriores, podendo compartilhar com a turma as obras que mais gosta.

4. Ao longo do processo de alfabetização, é interessante que aproveite a chegada de datas sazonais como o dia do livro para estimular a escrita, bem como o reconhecimento das letras e palavras.

5. Já essa atividade pode ser enviada para casa, assim as crianças terão o auxílio dos pais para responder, inclusive entendendo que histórias que podem ser contadas para eles são livros.

6. Propor a leitura de livros, mesmo que pequenos e mais ilustrativos que textuais, pode já ser feito ao longo dessa fase. Mas é claro, os alunos precisarão de ajuda para que consigam responder ao que se pede.

7. Atividades de pintura, por sua vez, são lúdicas e conseguem prender a atenção dos alunos, fazendo com que foquem no assunto e possam também internalizar a importância do tema.

8. Outra opção de desenho para colorir! Nesse caso, pode deixar cada aluno livre para pintar como quiser, fazendo com que a criatividade flua.

9. Livro começa com L, então pode aproveitar ainda para propor atividades com foco na letra, o que inclui desde a sua grafia até o entendimento do seu uso em palavras como Livro.

10. Entre tantas ideias, pode até mesmo optar por criar uma série de atividades ao longo da semana! De toda forma, o importante é fazer com que a leitura esteja sempre presente.

Atualizado em: 31/01/2024 na categoria: Destaque