Atividades de Volta às aulas

Retomar as aulas é um momento bastante importante diante do qual devemos pensar em formas de fazer com que os alunos se sintam devidamente acolhidos, além de propiciar momentos de interação com a turma.

Para ajudar com isso, nada melhor que as Atividades de Volta às aulas! Logo abaixo, reunimos modelos prontos para imprimir, além de trazer sugestões de atividades práticas que também podem ser realizadas ao longo deste dia, confira:

Objetivo das Atividades de volta às aulas?

A principal razão para investir um tempinho na realização de atividades de volta às aulas, ao menos no primeiro dia, é incentivar a participação de toda a turma naquilo que é proposto, bem como auxiliar na aproximação dos alunos.

Essa é também uma maneira da própria professora conseguir estreitar os laços com eles, conhecendo melhor cada um, mostrando que está disposta a ouvir e com isso, fazendo ainda com que seja conhecida por eles.

A partir disso, se torna possível criar um espaço acolhedor, onde irão se sentir a vontade para tirar dúvidas e colaborar com o próprio processo de aprendizagem que terão a trilhar ao longo do período letivo.

Como fazer dinâmica de volta às aulas?

As dinâmicas são atividades práticas e repletas de interação que podem ser feitas no primeiro dia de aula para promover toda a interação sobre a qual já falamos, além de que são muito divertidas e tendem a conquistar a atenção da turma.

Nesse sentido, existem muitas possíveis ideias a serem reproduzidas, estando entre elas as seguintes:

• Apresentação de cada aluno;
  • Jogo de perguntas e respostas com sim ou não;
  • Contação de história;
  • Dinâmica de duplas para conhecer o coleguinha ao lado.

Essas são apenas algumas das tantas possibilidades, e uma sugestão em especial é que organize as cadeiras em semicírculo para que seja possível visualizar uns aos outros, colaborando ainda mais para o sucesso desse momento.

Atividades de Volta às aulas

1. Além de ser ideal para se apresentar diante da turma, essa atividade ainda incentiva que os alunos possam conhecer aqueles que estão ao seu lado.

2. Momentos lúdicos para desenho e pintura se mostram positivos, principalmente na educação infantil. Assim, pode pedir para que ilustrem momentos das suas férias.

3. Reconhecer a sua turma e professora são detalhes importantes que estão presentes nesse modelo. Nele, também há espaço para incluir as expectativas diante da retomada das aulas.

4. Já essa é uma ideia somente para colorir. Após toda a turma terminar, pode usar fita adesiva para colar os desenhos em uma parede da sala, deixando expostos por algum tempo.

5. Incentivar a escrita é fundamental e com essa atividade os alunos poderão falar de si e daquilo que querem viver na escola, expressando toda sua opinião e criatividade.

6. É interessante ainda que insira mensagens positivas nas atividades, fazendo com que as boas vindas sejam completas e faça os alunos se sentirem realmente acolhidos no ambiente escolar.

7. Essa atividade, por sua vez, pode ser entregue na última hora das aulas, assim poderão falar sobre como foi o dia e levar para casa, onde poderão contar aos pais como foi a partir do desenho feito.

8. Além de falar sobre essa data, na própria escola pode pedir para que falem de como foram as férias, deixando livres para que escrevam ou façam desenhos.

9. Voltando com as ideias para casa, essa pode contar com a ajuda dos responsáveis para ser feita, e depois o resultado deve ser compartilhado com toda a turma através de uma exposição.

10. Existem muitas possibilidades legais e pode acabar apostando em mais de uma delas, criando um dia inteiro de atividades e brincadeiras para marcar esse retorno das aulas.

Atualizado em: 26/04/2024 na categoria: Atividades, Atividades - Datas comemorativas