Atividades com vogal E

Diante do processo de alfabetização, é comum que a gente comece conhecendo as vogais, já que compõem um grupo menor de letras, o que acaba facilitando bastante a compreensão por parte dos alunos em primeiro momento.

Levando isso em consideração, o que auxilia bastante no processo de aprendizagem são as atividades, que podem ser especialmente focadas em cada vogal a princípio. Assim, reunimos abaixo modelos já prontos referentes a vogal E. Confira:

Qual o objetivo de trabalhar a vogal E?

A principal intenção ao trabalharmos a vogal E em sala de aula está associado ao conhecimento gradativo e mais atento, visto que trabalhando cada vogal de forma individual podemos nos atentar melhor a possíveis dúvidas e contribuir para que o entendimento sobre ela seja total.

Além disso, as atividades associadas a cada vogal são pensadas para o exercício de identificação e escrita das mesmas, visto que quanto a ambos os aspectos podemos perceber que a prática colabora para a fixação do conhecimento.

Assim, podemos escrever a vogal, entender sua presença em palavras já conhecidas e realizar a sua leitura, entendendo o som que emite em cada caso.

Como trabalhar com as vogais na educação infantil?

Existem muitas maneiras de trabalhar as vogais com turmas de educação infantil, e com certeza as mais formais delas você já conhece, incluindo a escrita no quadro, seguimento de traços para formar as letras e tantas outras práticas que são comuns ao momento.

No entanto, um elemento que não pode deixar de ser abordado nesse contexto é a ludicidade. Ou seja, nossa principal sugestão é que passe a propor atividades práticas e divertidas para a turma, conquistando a atenção e interesse por meio de momentos diferentes, repletos de interatividade e que, claro, focam também no aprendizado.

Para isso, as sugestões incluem pintura, exposição de palavras com cada vogal, atividades de colagem e até mesmo jogos. Entre eles, podemos citar o jogo da memória, que pode ser feito somente com itens iniciados com a vogal trabalhada, por exemplo.

Atividades com vogal E

1. As atividades mais comuns são como essa, onde a vogal é disposta em espaços tracejados a serem seguidos. Nesse caso, vemos tanto sua versão minúscula quanto maiúscula.

2. Essa é uma opção que conta com um toque lúdico, pois ao encontrar a resposta para a questão os alunos serão premiados com a possibilidade de colorir, o que torna o momento mais divertido.

3. Nesse caso, a ideia é reproduzir a escrita completa das palavras iniciadas com E. Após isso, também poderão colorir os desenhos.

4. Caso ainda esteja iniciando o processo de alfabetização, o mais indicado é focar em atividades como essa, que trabalham somente com a vogal E de modo específico.

5. Lembra que sugerimos atividades de colagem? Esse é um modelo associado com a ideia, bastando se atentar para que as crianças utilizem tesouras sem ponta e sejam devidamente supervisionadas.

6. Como a vogal E vem logo após o A, pode unir ambas as vogais em uma única atividade, colaborando para que ao tratar sobre uma, a outra não seja esquecida.

7. A prática é muito importante ao longo desse momento, e com isso vemos ideias para guiar a escrita da letra. Com isso, logo ela poderá ser escrita sem nenhum suporte.

8. Essa é uma opção similar ao modelo anterior, onde a ligação entre os pontinhos irá fazer surgir a vogal E.

9. Na ideia abaixo, a forma de conectar os pontos é com tinta, incentivando uma atividade lúdica feita com a mão e proporcionando um momento diferente para a turma.

10. Falando em tinta, as cores também devem estar presentes ao resolver essa atividade, o que tende a chamar bastante atenção das crianças.

Atualizado em: 03/06/2024 na categoria: Atividades, Atividades Alfabetização