Atividades com Letrinhas

O processo de alfabetização é iniciado ainda nos primeiros anos da educação formal, sendo uma parte importante de toda a vida da criança, uma vez que em todos os momentos da vida ela irá se deparar com a necessidade de leitura e interpretação, por exemplo.

Sabendo disso e buscando te ajudar em uma parte fundamental do plano de aula que são as atividades, reunimos abaixo opções bem interessantes de Atividades com Letrinhas para utilizar em sala de aula e também enviar para casa, confira:

Formas lúdicas de ensinar o Alfabeto

Ao longo da infância, a melhor maneira de ensinar determinados assustando é apostando na ludicidade dos mesmos, ou seja, fazendo com que sejam passados de forma mais leve e divertida, gerando um maior interesse da turma e facilitando o aprendizado.

A primeira dica é que ensine cada letra de modo individual a princípio e apenas depois disso passe a apostar em atividades mais complexas, onde se faz uso de todo o alfabeto. Dessa forma, ficará muito mais simples de entender.

Durante todo o processo, pode fazer uso de músicas infantis que citam o alfabeto e propor atividades diferentes, a exemplo das que são feitas com colagens, formando palavras ou até mesmo frases.

Jogos também são bem-vindos, o que vai chamar a atenção das crianças e motivar ainda mais o aprendizado. Entre os jogos, pode brincar de forca no quadro, onde os alunos vão precisar sugerir letras para acertar a palavra proposta.

Atividades com letrinhas

1. Tanto as letras quanto os números são muito importantes no cotidiano, mas é fundamental que as crianças logo possam passar a diferenciar um do outro.

2. Elementos já conhecidos pelos alunos podem ser compreendidos pelo seu nome, trabalhando assim a sonoridade que cada letrinha apresenta.

3. Para ajudar na escrita do nome dos animais, essa atividade foi pensada como um jogo, para divertir e motivar a sua resolução.

4. E é claro, siga as atividades de forma gradativa. A princípio, pode ser complicado pedir para que escrevam uma palavra inteira, sendo uma boa opção apenas complementá-las.

5. Essa é outra opção de jogo associado a atividade, onde os alunos vão precisar empreender certo tempo para achar as palavras desejadas em meio a diversas letrinhas.

6. Quando estamos sendo alfabetizados, é comum que a primeira coisa que a gente aprenda a escrever seja o nosso próprio nome. Assim, há um estímulo maior para seguir aprendendo.

7. Seguir espaços tracejados para a formação das letras também pode funcionar como uma forma de ajudar na escrita das mesmas, facilitando a memorização de como repetí-las.

8. Quando já estiver em aulas mais avançadas, o esperado é que os alunos saibam seguir todo o alfabeto, entendendo a sua ordem e quais são todas as letras que possui.

9. A língua portuguesa é repleta de palavras similares e com sentidos bem diferentes. Isso pode ser trabalhado em atividades como essa, mostrando algumas possíveis confusões.

10. É interessante que as atividades sejam feitas semanalmente tanto em sala de aula quanto em casa, se tornando possível reforçar aquilo que é visto ao longo das aulas.

Atualizado em: 22/04/2024 na categoria: Atividades, Atividades Alfabetização