Atividades de Educação física

A disciplina de Educação física é muito importante em todas as fases da vida, mas ganha um sentido ainda mais necessário durante a infância, tendo em vista de que essa é justamente uma fase onde passam por maior desenvolvimento tanto do corpo quanto da mente.

Por isso, entre Atividades de Educação física práticas e teóricas, é muito importante que pense em um plano de aula abrangente. Abaixo, confira sugestões que vão te ajudar com isso da melhor maneira:

Ideias para atividades de Educação física

Há muitas atividades físicas trabalhadas no período de aula destinado a essa disciplina, voltadas principalmente para exercitar pontos como o condicionamento físico, desenvolvimento de coordenação, trabalho em equipe, conhecimento e respeito de regras.

Levando em consideração todos esses aspectos e também a necessidade de pensar em atividades que possam integrar a turma, fazendo com que haja um interesse por parte de grande partes dos alunos, há diversas sugestões a serem feitas.

Partindo disso, resolvemos separar em grupos para que possa conferir melhor muitas dessas possibilidades:

Brincadeiras

As brincadeiras estão entre as atividades que mais despertam o interesse dos alunos ao longo dessa fase e, por mais simples que possam parecer, trabalham o condicionamento físico e criam um importante momento de interação.

Dentre as opções nesse sentido, ressaltamos as seguintes:

• Baleado;
  • Circuito;
  • Cabo de guerra;
  • Bandeirinha.

Jogos competitivos

Já os jogos causam motivação pelo desejo de vencer, mas também ensinam sobre a importância de respeitar o adversário, trabalhar em equipe e seguir as regras que são estipuladas, conforme acontece em todos os esportes.

Por sinal, falando em esportes, muito deles podem ser trabalhados nesse sentido, segundo alguns dos principais:

• Vôlei;
  • Futebol;
  • Handebol.

Preparação física

Mas antes das atividades já citadas, a preparação física é essencial para evitar machucados e fazer com que o corpo se prepare para atividades mais intensas, fazendo tudo com muita segurança e responsabilidade.

Para isso, pode colocar em prática o seguinte:

• Alongamento;
  • Polichinelo;
  • Pular corda.

Atividades de Educação física em sala

1. Agora, vamos falar mais especificamente sobre atividades de Educação física para fazer em sala, essas que podem ser impressas e entregues aos alunos para responderem no próprio período da aula.

2. É interessante que mescle essas opções com as atividades práticas, mas em períodos chuvosos é bem comum que as atividades impressam sejam mais realizadas, mantendo os alunos em um espaço seguro e tranquilo que é a própria sala de aula.

3. Nesse sentido, é possível pensar em atividades que propõem um maior conhecimento sobre os esportes, demonstrando que sabem sobre o funcionamento e diferenciação que há em cada um deles.

4. Explore também a criatividade dos alunos, assim poderão dar sugestões para uma próxima aula e sentirem que também tem lugar de fala quando se trata da disciplina e suas atividades.

5. Inclusive, quando estiver começando o ano letivo atividades como essa podem te ajudar bastante a entender como tratar do plano de aula, refletindo sobre atividades que podem acabar funcionando melhor com a turma.

6. Como citamos, as brincadeiras são uma parte essencial da Educação física. Assim, pode propor esse exercício onde o desafio é descobrir o nome do maior número delas.

7. Além de demonstrar conhecimento sobre as brincadeiras, é interessante que os alunos possam falar daquelas que mais gostam, inclusive abrindo espaço para interação com a turma.

8. A saúde está diretamente ligada aos exercícios físicos e entender isso pode despertar um maior interesse nas aulas, além de gerar concientização sobre o tema desde crianças,

9. Pode pensar ainda em atividades que serão enviadas para casa, incluindo os responsáveis no processo pedagógico e fazendo com que possam ajudar no sucesso do mesmo.

10. Inclusive, há jogos para imprimir, que trabalham o aspecto cognitivo com maior destaque. Esse é o caso, por exemplo, do Caça palavras.

Atualizado em: 27/03/2024 na categoria: Atividades, Atividades de educação física