Atividades de Português para 5º ano

A disciplina de Português faz parte de toda a nossa trajetória escolar, sendo muito importante como base tanto para assuntos acadêmicos quanto para o nosso cotidiano, visto que interfere até mesmo na forma como nos comunicamos.

Assim, buscando te ajudar a organizar um plano escolar de maneira devida, confira abaixo Atividades de Português para 5º ano já prontas para imprimir, além de sugestões para a sala de aula:

O que se estuda em Português no 5º ano?

Muitos assuntos passam a ser estudados em Português ao longo do 5º ano, sendo principalmente voltado para trabalhar a grafia correta das palavras, ressaltando regras gramaticais como acentuação e concordância.

Aliado a isso, há outros assuntos comuns neste momento, incluindo o uso de conjunções, tempos verbais, antônimos, sinônimos e estrutura frasal, sempre buscando incentivar a leitura e a escrita ao longo desses temas.

Inclusive, os exercícios ajudam muito neste sentido, sendo importante fazê-los de maneira frequente para perceber possíveis dúvidas e pôr fim nas mesmas.

Formas lúdicas de ensinar Português

Além das atividades que realmente ajudam no processo de aprendizado, é interessante pensar em exercícios diferentes e divertidos para fazer com os alunos, assim vão desenvolver um maior interesse pela disciplina e seus assuntos.

Associado a isso, poderão aprender se divertindo, fazendo com que os conteúdos sejam absorvidos com uma maior facilidade. Então, algumas opções para tornar essa ideia possível são as seguintes:

• Soletrando;
  • Caça-palavras;
  • Bingo com palavras.

Atividades de Português para 5º ano

1. A formação das frases determinada a sua caracterização. Nesse sentido, o entendimento acerca das possibilidades ajuda na interpretação textual, bem como na própria escrita.

2. Já entender sobre sinônimos vai permitir que os alunos tenham um conhecimento mais vasto acerca dos termos, inclusive ajudando bastante na escrita.

3. A classificação das palavras a partir da divisão silábica pode já ter sido visto a partir do 4º ano, mas é durante o 5º que o assunto passa a ser revisto.

4. A sonoridade de algumas letras acabam se tornando similares em determinados contextos, demandando o entendimento das regras gramaticais que evitam erros nesse sentido.

5. Essa, por sua vez, é uma atividade especificamente voltada para o estudo de pronomes, servindo como uma revisão após o ensino do tema.

6. O uso de S ou SS interfere na forma como pronunciamos o termo, mas ainda assim gera dúvidas na hora da escrita, sendo importante trabalhar os aspectos que dizem respeito a isso.

7. Além de evitar erros, o exercício de identificá-los demanda atenção e ressalta o conhecimento devido das normas gramaticais, o que é fundamental a essa altura.

8. Falando em normais gramaticais, diminutivo e aumentativo são formas variáveis de palavras que já conhecemos, mas para fazer isso corretamente é preciso ter determinadas regras em vista.

9. Como forma de revisão para assuntos passados e até mesmo para anteceder avaliações, atividades mais completas como essas são muito indicadas.

10. E é claro, não se esqueça de corrigir todas as atividades propostas, visto que assim poderá perceber determinadas dúvidas e colocar fim nelas.

Atualizado em: 25/04/2024 na categoria: Atividades, Atividades de Português