Atividades para 3º ano

O período de alfabetização é concluído oficialmente no 3º ano do Ensino fundamental, onde temos a oportunidade de propor uma revisão mais ampla sobre os assuntos anteriormente vistos, assim como propor uma noção inicial acerca de temas que logo serão vistos com uma maior profundidade.

Em ambos os casos, um excelente suporte pedagógico são as atividades! Então, confira logo abaixo modelos para imprimir que selecionamos, além de sugestões sobre o que trabalhar e como propor isso de maneira lúdica:

O que trabalhar com crianças do terceiro ano?

Durante o 3º ano, a base para aquilo que se vê é a comunicação. Nesse sentido, nos referimos tanto a comunicação oral quanto a escrita, elencando pontos importantes para o seu estabelecimento como a grafia correta das palavras, por exemplo.

Dentro disso, devemos ainda trabalhar aspectos como conhecimento do alfabeto e sua ordem, bem como a identificação das palavras em aspectos como o gênero, plural e singular, entendendo também como propor alterações nesse sentido.

Com relação a Matemática, vemos as principais operações de forma básica, mas podendo já propor alguns números de maior valor para que a resposta das atividades não seja tão simples assim, visto que no ano seguinte, o 4º ano, esses temas serão vistos com uma maior profundidade.

Dicas de atividades lúdicas:

Basicamente, as atividades lúdicas são aquelas que contribuem para que as crianças aprendam enquanto se divertem, fazendo com que o aprendizado se torne mais natural e gere também um maior interesse a elas.

Com isso, entendemos a importância de trabalhar a ludicidade em algumas aulas, e para isso podemos considerar ideias como as seguintes:

• Leitura de histórias;
  • Criação de histórias;
  • Bingo educativo;
  • Ditado;
  • Jogo da memória.

Todas as atividades acima podem ser adaptadas para o assunto que está trabalhando no momento, além de que diversas outras ideias podem ser pensadas por você para aplicar em sala de aula.

Atividades para 3º ano

1. Uma boa sugestão ao propor atividades para o 3º ano é apostar em modelos interdisciplinares como esse, que trabalha de forma simultânea conhecimentos tanto de Português quanto de Matemática.

2. Pensando mais especificamente em Português, um dos temas mais importantes a serem tratados é a divisão silábica, o que permite aos alunos terem uma melhor visualização da formação de palavras.

3. Questões que normalmente geram uma maior quantidade de dúvidas merecem uma revisão mais atenta. Exemplo disso é o uso de letras e dígrafos com sonoridade similar, o que causa bastante confusão na hora da escrita.

4. Quanto a divisão silábica de modo mais específico, o caminho para propor atividades sobre o assunto pode ser o inverno, como nesse modelo onde as palavras já estão com suas sílabas separadas, mas precisam ser unidas de forma que façam sentido,

5. Na Matemática, as atividades são ligadas as operações básicas, a exemplo da Multiplicação. Assim, pode propor problemas, inclusive com cálculos envolvendo números maiores.

6. Além da leitura e entendimento gramatical de modo amplo, ao longo dessa fase vemos também a importância das atividades associadas a produção textual.

7. Para produzir as frases, pode guiar os alunos para um assunto em específico, como nesse caso onde devem realizar uma mudança de gênero tomando uma frase anterior como base.

8. As mudanças podem ocorrer também quando falamos de singular e plural. Assim, demanda um bom conhecimento gramatical para que a transformação seja feita corretamente.

9. Já nesse caso, a ideia é dar continuidade para as frases. Uma dica é propor algo que tenha a ver com o assunto visto. Por exemplo, se está tratando de verbos, coloque como necessário ter um verbo na parte de complementação a ser feita.

10. E é claro, além das atividades lúdicas que já citados, há exercícios impressos que também trazem uma maior diversão ao serem trabalhados, tornando o aprendizado ainda melhor!

Atualizado em: 27/05/2024 na categoria: Atividades, Atividades Alfabetização