Atividades de Expressões numéricas para 5º ano

Apesar de muitos alunos terem dificuldade e enxergarem o estudo de Matemática como um verdadeiro desafio, a disciplina pode se tornar simples, bastando manter os aprendizados em constante exercício, percebendo dúvidas e fazendo com que elas possam chegar ao fim de forma gradativa.

Nesse sentido, reunimos logo abaixo Atividades de Expressões numéricas para 5º ano, além de explicar melhor sobre o assunto e dar dicas para a resolução das questões relacionadas ao tema. Siga conferindo:

O que são expressões numéricas?

Basicamente, quando falamos em expressões numéricas estamos nos referindo a grupos formados por números que demandam a realização de operações matemáticas para que sejam devidamente resolucionados.

No que diz respeito a isso, podemos observar a presença das quatro operações básicas da matemática em uma mesma questão, sendo elas a adição, subtração, multiplicação e divisão, o que colabora para o surgimento de dúvidas.

Como resolver uma expressão?

Para que possa resolver corretamente uma questão de expressão numérica, é fundamental que tenha um conhecimento prévio sobre a forma de realizar cada uma das operações matemáticas básicas, mas além disso precisa saber a ordem a ser seguida quanto as mesmas.

De tal maneira, tenha essa ordem em vista para que possa evitar erros:

• Solucione as operações em parênteses;
  • Solucione as operações em colchetes;
  • Solucione as operações em chaves.

E se atente, a prioridade na resolução deve ser dada a potências e raízes, seguidas da multiplicação e divisão. Por fim, resolvemos subtração e adição.

Atividades de Expressões numéricas para 5º ano

1. Pensando em questões com todas as operações envolvidas, essa atividade também conta com raízes para serem resolvidas.

2. Uma boa ideia é incentivar os alunos a apontarem suas dúvidas. Dessa forma, vai conseguir ter noção delas e ajudar a turma de maneira mais direta.

3. Essas são expressões mais simples. Por conta disso, o exercício funciona para quem está começando a ver o assunto e precisa exercitá-lo com maior atenção para fixar o aprendizado.

4. Conforme o aluno elevar o seu nível de conhecimento, é interessante passar a exercitar o assunto com questões de vestibulares.

5. Além de servir como uma base para questões mais complexas, é também uma oportunidade de trabalhar a interpretação das questões para que possa resolvê-las.

6. De toda forma, quando falamos em Matemática é essencial que os alunos exercitem o que é visto, memorizando fórmulas e consegue entender tudo sobre elas.

7. Para isso, uma dica é montar um caderno de atividades, com diversas delas impressas para que os alunos possam ir respondendo de acordo com cada aula.

8. Esse é um incentivo para que estejam constantemente aprendendo, retirando dúvidas e percebendo como o assunto pode se tornar mais simples com o tempo.

9. E é claro, atividades enviadas para casa também são muito importantes, pois trabalham o conhecimento em outros espaços para além do ambiente escolar em si.

10. Esperamos que as atividades selecionadas tenham te ajudado, não deixe de fazer uso delas para auxiliar na prática escolar!

Atualizado em: 11/01/2024 na categoria: Matemática