Exercícios de Leis de Newton

Um dos primeiros assuntos vistos logo que passamos a ter aulas de Física são as Leis de Newton, tema muito importante que acaba servindo como base para outros, além de poder estar presente em provas de vestibulares.

Reconhecendo sua importância, separamos abaixo Exercícios de Leis de Newton e também maiores informações sobre o assunto, para que assim possa ter uma boa base para os seus estudos. Siga conferindo logo abaixo:

Qual são as 3 Leis de Newton?

Quando falamos nas Leis de Newton, nos referimos as três que compõem o assunto, sendo cada uma essencial para que possamos realizar a compreensão de modo geral. Sendo assim, entenda melhor sobre as mesmas:

Primeira Lei de Newton

A Primeira Lei de Newton é a Lei da inércia, responsável por determinar que a tendência de um corpo continuar no mesmo local até que uma força possa interferir em seu estado de movimento.

Segunda Lei de Newton

Já a Segunda Lei, por sua vez, diz que a soma vetorial de todas as forças que incidem em determinado corpo são proporcionais ao resultado da aceleração desse corpo em razão da sua massa.

Terceira Lei de Newton

Por fim, a Terceira Lei de Newton estabelece que toda força de ação é, na verdade, correspondida por uma força de reação que surge como uma consequência da força inicialmente utilizada. Vale ressaltar que elas não chegam a estado de equilíbrio, uma vez que seguem sentidos opostos.

Dicas para aprender sobre Leis de Newton

A próprio realização frequente de exercícios já tende a ajudar bastante para que compreenda o assunto em questão, pois é justamente ao longo da realização deles que poderá perceber dúvidas e estudar com foco nelas.

Mas, algumas dicas mais específicas podem acabar te ajudando, sendo elas as seguintes:

  • Associar cada lei com situações práticas;
  • Fazer fichamentos;
  • Assistir vídeo aulas;
  • Criar um cronograma de estudos.

Exercícios de Leis de Newton

1. Ainda que seja um assunto introdutório na disciplina de Física, as Leis de Newton compõe parte importante daquilo que costuma ser explorado na disciplina em vestibulares.

2. Em razão disso, pode focar parte dos exercícios utilizados em questões que já estiveram presentes nessa prova, servindo como uma forma de se preparar melhor.

3. Inclusive, nesses casos as questões acabam demandando uma interpretação mais atenta, o que deve ser exercitado para que não hajam dúvidas nesse sentido.

4. Uma sugestão é que, como as questões costumam ser grandes, enquanto as lê já possa ir marcando os valores que são mencionados, assim como outros informações que julgar importante para sua resolução.

5. Isso fará com que possa organizar melhor os dados que são oferecidos pelas questões, otimizando o tempo que tem para respondê-las.

6. Os exercícios também podem ser utilizados para uma revisão, seja logo após vê-lo pela primeira vez ou até mesmo nos dias que antecedem a chegada de uma avaliação.

7. Uma boa dica é focar os exercícios em cada Lei de Newton, trabalhando melhor os conceitos específicos de cada uma delas para que consiga ter um maior foco nesse sentido.

8. Assim, pode incluir as atividades como uma forma de finalizar o seu momento de estudo, respondendo as questões quando já estiver as entendendo melhor.

9. A criação de um cronograma tende a te ajudar bastante, inclusive para que possa organizar os dias em que irá estudar Física para não deixar outras matérias de lado.

10. Então, com todos os exercícios selecionados aqui, aproveite para já começar a se organizar como vai fazer para responder a todos eles!

Atualizado em: 02/04/2024 na categoria: Atividades, Atividades de física