» » O que foi o Tratado de Tordesilhas?

O que foi o Tratado de Tordesilhas?

O Tratado de Tordesilhas foi um acordo assinado entre Portugal e Espanha em 1494, como resultado das descobertas do explorador Cristóvão Colombo.

Esse Tratado foi assinado como resultado da competição entre os dois países pelas novas terras sendo descobertas a partir das explorações navais no período da expansão européia.

O que motivou o Tratado de Tordesilhas?

A partir do século XIII, iniciou-se uma disputa entre os portugueses e os espanhóis sobre o domínio da costa oeste africana, e pelo encontro de um caminho que os levaria às índias e permitisse as explorações de suas especiarias sem depender de um caminho pelo Mar Mediterrâneo.

A rivalidade entre esses dois países na conquista de novas terras e expansão de seus territórios e colônias se tornou cadê vez mais acirrada.

Em um primeiro momento, foi assinado um tratado preliminar, chamado de Tratado de Alcáçovas, preconizando a paz entre os dois países, através da união das duas famílias reais e da divisão das terras descobertas pelos países, de forma que um não influencie no território do outro.

Com as descobertas iniciais de novos territórios feitas por Cristóvão Colombo, esse acordo caiu por terra, pois os Espanhóis correram para publicar a chamada Bula Inter Coeterna, para garantir a posse da Espanha sobre as novas terras descobertas.

No entanto, devido aos claros prejuízos para Portugal e alegando que a publicação da bula contrariava diretamente o tratado previamente assinado entre os dois países, novos acordos foram realizados, até que foi estabelecido o Tratado de Tordesilhas.

O Tratado de Tordesilhas dividia as novas terras entre Portugal e Espanha, através da criação de um meridiano imaginário situado a cerca de 1780 quilômetros das Ilhas de Cabo Verde.

As terras à oeste dessa linha seriam de posse da Espanha, enquanto as terras a leste seriam de Portugal, com a garantia de passagem segura entre os territórios, mas sem dar o direito de um país explorar as terras do outro.

O Tratado de Tordesilhas não foi um dos acordos selados entre as duas nações na procura de novas terras para exploração no novo continente, visando a manutenção da paz entre elas.

Atualizado em: 04/10/2018 na categoria: História Geral