Fatores que geraram o Renascimento

Quais são os fatores que geraram o Renascimento? No inicio do século XIV, inúmeros fatores conjugados e articulados criaram as condições para o início do renascimento cultural. Em termos gerais, trata-se do amadurecimento dos mesmos fatores que estimularam uma renovação intelectual e artística nos séculos XII e XIII.

No plano econômico, o renascimento comercial reativou o intercâmbio cultural entre Ocidente e Oriente, configurando-se como principal fator do renascimento cultural.

No piano social, a urbanização gerava as condições de uma nova cultura, sendo as cidades o pólo de irradiação do Renascimento. A ascensão social e econômica da burguesia propiciava apoio e financiamento ao desenvolvimento da nova cultura,

No plano intelectual, a retomada dos estudos das obras clássicas greco-romanas foi de grande importância. Isso foi possível graças aos mosteiros medievais, que preservaram em suas bibliotecas muitas dessas obras, protegendo-as da destruição pelos bárbaros no período das invasões.

Finalmente, o aperfeiçoamento da imprensa, atribuído a Gutenberg, teve importância no século fenol do Renascimento (século XVI). Na verdade, não pode ser considerado um fator direto do Renascimento, porque, embora seja uma inovação de capital importância para a humanidade, seus efeitos só se fizeram sentir no último século desse movimento.

A nova cultura apareceu em primeiro lugar na Itália. Ali estavam presentes de forma mais nítida as condições gerais para o início do Renascimento. As cidades italianas monopolizavam o comércio de especiarias com o Oriente, estimulando um efervescente intercâmbio cultural através dos contatos com as civilizações bizantinos e sarraceno.

Veneza, Pisa, Gênova, Florença e Roma dominavam o Mediterrâneo. Nessas cidades desenvolvia-se uma burguesia dinâmica, incentivadora das transformações culturais. Além disso, na Itália a cultura clássica foi mais bem conservada que no restante da Europa ocidental, Assim, no século XIV, a Itália foi a região onde se iniciou o Renascimento.

Atualizado em: 20/08/2018 na categoria: História Geral