O Que é Fascismo?

O fascismo foi uma doutrina política autoritária que surgiu na Itália no século XX, criado por Benito Mussolini. As principais características do fascismo são:

  • Poder forte de um líder baseado no totalitarismo, que consiste em um governo antidemocrático;
  • Métodos que levem a população a venerar o Estado;
  • Nacionalismo, onde o país e o seu povo era valorizado extremamente;
  • Militarismo, que envolve investimento em equipamento de guerra com a finalidade de expandir territórios;
  • Valorização da força física como forma de preparar os jovens para a guerra;
  • Censura e propaganda para combater qualquer ideia contrária e divulgar os ideais do regime;
  • Violência e perseguição contra as minorias;
  • Contraposição ao socialismo a favor da valorização do capitalismo e do enriquecimento.

Apoiado por grande parte da classe média, o fascismo, que é uma ideologia de direita, tomou o poder da Itália em outubro de 1922 e permaneceu até julho de 1943.

Qual é o significado da palavra fascismo?

Fascismo significa um regime ou um movimento político e filosófico cuja representação é feita por um governo tirânico e centralizado nas mãos de um ditador, onde os valores coletivos de nação e raça se sobrepõem aos valores individuais. Na Alemanha, por exemplo, o fascismo ganhou o nome de nazismo.

Fascismo e nazismo são a mesma coisa?

O fascismo e nazismo não são considerados a mesma coisa. Para alguns historiadores, o nazismo foi um regime mais severo que o fascismo, que perseguiu e matou milhares de pessoas que não eram consideradas parte da raça ariana, principalmente os judeus, que eles consideravam uma raça inferior.

O nazismo surgiu inspirado no fascismo, por isso os dois foram regimes autoritários, antiliberais, nacionalistas e militaristas.

Enquanto o fascismo foi fundado na Itália por Mussolini, o nazismo foi fundado na Alemanha por Adolf Hitler. A Alemanha estava passando pela mesmo situação de crise da Itália, mas que foi decorrente da perda declarada na Primeira Guerra Mundial.

Além da Itália e Alemanha, outros países como a Áustria, Bélgica, Grã-Bretanha, Espanha, Romênia, Hungria e Finlândia adotaram regimes fascistas e nazistas. Até mesmo o Brasil sofreu influência do Fascismo Italiano.

Qual foi a influência fascista no Brasil?

Em 1923 um Partido Fascista foi criado no Brasil por um italiano chamado Emilio Rochette, que se fortaleceu com a criação da Ação Integralista Brasileira (AIB) por Plínio Salgado que defendia os ideais fascistas, mas sem apresentar o racismo segregador.

Apesar de manifestações e medidas para disseminar o fascismo no país, Plínio não conseguiu ir longe com a ideia porque Getúlio Vargas entrou no poder através do Golpe do Estado Novo e acabou com todos os partidos políticos do Brasil, inclusive a AIB.


Leia também:

A Ascensão do Fascismo na Itália

A Itália Depois da Primeira Guerra

Propaganda Fascista