Atividades sobre o Descobrimento do Brasil

A História do Brasil é um tema bastante amplo que, justamente por essa razão, acaba sendo dividido cronologicamente em áreas, sobretudo na Educação básica, onde a compreensão acaba sendo facilitada de acordo com o entendimento em específico de cada período.

Nesse sentido, podemos pensar em exercícios para aplicar em sala de aula, a exemplos das Atividades sobre o Descobrimento do Brasil, que inclusive podem ser utilizadas em 22 de Abril, data desse evento, como forma de relembrá-lo. Logo abaixo, siga conferindo ideias e modelos:

Qual é a História do descobrimento do Brasil?

Ao longo do século XV as grandes navegações já eram fundamentais para países como Portugal, tendo em vista que o domínio de novos territórios era o que os permitia ampliar a riqueza da Coroa, bem como estabelecer novas relações comerciais.

Diante disso, Pedro Álvares Cabral resolveu mudar a sua rota tradicional para as Índias com o intuito de encontrar novas terras ao longo do caminho. Foi assim que, em 22 de Abril de 1500, avistaram de longe um local na Bahia ao qual, posteriormente, deram o nome de Monte Pascoal.

Chegando ao território, encontraram com os indígenas que já estavam aqui, iniciando um processo de comércio interno para que pudessem ter o seu apoio para a colonização, considerando sobretudo o conhecimento desse povo acerca da terra em questão.

A partir disso a História do nosso país passou a contar com séculos de colonização, incluindo a escravização de africanos e disputas com outros povos que também chegaram até aqui, como os Espanhóis. E é claro, em dado momento conseguimos conquistar a nossa Independência, mas esse é um outro assunto.

Ideias de atividades práticas

Além das atividades impressas que poderá seguir conferindo ainda nesse post, é possível aproveitar a temática em questão para propor atividades práticas para a turma, incluindo aspectos criativos que acabam gerando um maior interesse.

Nesse sentido, entre as sugestões, estão as seguintes:

• Apresentação teatral;
  • Seminário;
  • Confecção de cartazes;
  • Quiz em grupos;
  • Criação de jogo sobre o tema.

Você ainda pode pensar em outras ideias seguindo os exemplos mencionados, bem como deixar a escolha do que fazer mais livre para que cada aluno opte por aquilo que consegue desenvolver melhor.

Atividades sobre o Descobrimento do Brasil

1. Para uma atividade mais interessante, pode incluir detalhes lúdicos na sua formulação, unindo os mesmos com as perguntas mais diretas com as quais já estamos acostumados.

2. Inclusive, pode optar pelas questões objetivas, que não demandam escrita por parte dos alunos, mas de toda maneira funciona para entender o nível de conhecimento dos mesmos.

3. Caso tenha mais tempo disponível em sua aula, a sugestão é que inclua também perguntas subjetivas, propondo a escrita e reflexão do tema de maneira mais efetiva.

4. Além daquilo que estamos acostumados a ver nos livros, a História do Descobrimento do Brasil é um tema que abre espaços para discussões mais extensas, trabalhando o senso crítico da turma e propondo reflexões.

5. Pensando em uma outra perspectiva de demonstrar o conhecimento, essa atividade solicita a realização de um desenho, que deve incluir detalhes sobre a chegada dos portugueses ao Brasil.

6. Já para as turmas da educação infantil, de maneira mais específica, funcionam atividades mais simples como a de pintura.

7. Mas é claro, ao propor atividades como essa deve também organizar uma aula expositiva sobre o tema, contextualizando o que aconteceu e dando uma base sobre o assunto para a turma.

8. Após a chegada dos portugueses em si, outros eventos aconteceram e fizeram parte do evento de descobrimento do Brasil, sendo igualmente importante falar sobre eles.

9. Associado a isso, ainda há a carta descritiva feita por Pero Vaz de Caminha. A respeito dela, outras questões podem ser levantadas conforme essa atividade.

10. Tanto em sala de aula quanto em casa, essas atividades podem funcionar muito bem, reafirmando a importância de conhecermos a nossa própria História.

Atualizado em: 23/04/2024 na categoria: Atividades, Atividades - Datas comemorativas