Atividades de Matemática para o 4º ano

Vista com certo receio por grande parte dos alunos, a Matemática pode ser descomplicada através de aulas lúdicas, exercícios constantes e momentos especificamente separados para a retirada de dúvidas, fazendo até mesmo que com que a turma se encante com a disciplina.

Para te ajudar a tornar isso possível, logo abaixo reunimos Atividades de Matemática para o 4º ano prontas para imprimir, além de sugestões de atividades diferentes para propor em sala de aula, confira:

Quais os conteúdos de Matemática do 4º ano?

O 4º ano do Ensino Fundamental tem início com as operações básicas, sendo elas a soma, subtração, multiplicação e divisão, que a essa altura podem ser envolvidas em situações-problema para incentivar também a interpretação das questões.

Outros conteúdos previstos na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para esse período inclui as frações, grandezas e medidas, probabilidade e, mais recentemente, passou a considerar ainda temas como a Educação financeira.

Em Geometria, há a presença de conteúdos como cálculo de área da superfície, paralelo e perpendicular, localização e ângulos, ainda que esse último assunto seja visto somente de maneira introdutória.

Jogos educativos para ensinar Matemática

Uma opção lúdica e divertida para ensinar Matemática para a turma do 4º ano, além de outras séries, são os jogos educativos. E falando de números e cálculos de forma mais específica, existem diversos deles para serem utilizados.

Nesse sentido, pode montar um percurso com um jogo de dados, onde os alunos precisa lançar o dado por 2 vezes e andar o número de casas resultante da média dos números, havendo espaços que exigem respostas de situações-problemas para que não voltem para o início.

Outras possibilidades ainda incluem o uso de um bingo interativo, com premiações que podem incluir décimos extras na média final da unidade.

Atividades de Matemática para o 4º ano

1. Conforme falamos, as situações-problema se tornam comuns ao longo do 4º ano, fazendo com que além de cálculos já organizados os alunos precisem ler com atenção e interpretar aquilo que a questão pede para eles.

2. Uma sugestão é colocar problemas que tenham um contexto conectado entre si, o que facilita o desenvolvimento da linha de pensamento e faz com que os alunos consigam se organizar melhor nas respostas que serão dadas.

3. Citamos que as operações básicas são vistas de maneira constante nesse ano, então pode unir operações diferentes em uma mesma atividade, funcionando até mesmo com uma revisão daquilo que já foi visto.

4. Já esse é um exercício para falar de frações, gerando representações acerca das mesmas e mostrando que os alunos conseguem compreender aquilo que os números evidenciam.

5. Entender as nomenclaturas das medidas e grandezas é importante, bem como outras questões associadas aos numerais. Essa, inclusive, pode ser uma boa atividade para uma revisão mais geral.

6. Diante da colocação de diversas questões, essa é uma sugestão para avaliações pontuadas, seja um teste ou apenas um exercício surpresa para ter uma noção do nível geral da turma.

7. Seguindo com ideias que possuem diversas questões, temos essa que pode até mesmo ser enviada para casa, evidenciando que o momento de estudar vai além da sala de aula.

8. Para facilitar a linha de raciocínio, pode propor atividades específicas para cada assunto. Nesse caso, temos uma opção para questões de divisão.

9. Já no modelo abaixo, a operação que ganha destaque é a adição. Isso também facilita a retirada de dúvidas, tendo em vista que o processo de aprendizado realmente ocorre de maneira gradativa.

10. Tenha certeza que quanto mais atividades fizer, melhor será a absorção dos assuntos por parte dos alunos, então aposte no uso recorrente desses exercícios para excelentes resultados!

Atualizado em: 25/04/2024 na categoria: Atividades, Atividades de Matemática