Atividades do Primeiro ano

O processo de alfabetização demanda atenção e constância, bem como a devida motivação feita por parte dos professores aos alunos. Diante disso, uma boa tática é a realização de atividades juntamente com a turma.

Para que isso se torne possível, logo abaixo reunimos modelos de atividades prontas para o 1º ano do Ensino fundamental, assim como dicas que poderão ajudar ao longo desse momento. Continue conferindo:

O que trabalhar com a turma de 1º ano do Ensino Fundamental?

Durante essa fase da trajetória escolar, é comum que seja trabalhado principal a alfabetização por meio da escrita, o que se dá através do conhecimento das letras, sílabas e, posteriormente, a partir da formação de palavras.

Aliado a isso, a oralidade também se mostra importante, agindo como principal instrumento para auxiliar a escrita quando ela ainda não é compreendida da maneira desejada. Assim, ambos os aspectos se tornam muito presentes ao longo das aulas.

E é claro, junto a isso é preciso pensar também em formas de fazer com que o conhecimento obtido não seja mecanizado, mas sim apresente a turma diversas possibilidades, colaborando para um maior interesse tanto nesse momento quanto diante de assuntos que ainda serão vistos.

Como alfabetizar de forma rápida?

Levando em consideração a necessidade de agilizar o processo de alfabetização, algumas dicas são bem-vindas, mas desde que leve em consideração que cada criança tem o seu tempo e não vai adiantar pressioná-las para que aprendam no tempo que você mesmo deseja.

Tendo isso em vista, algumas sugestões e técnicas de aprendizado auxiliam ao longo da alfabetização e fazem com que ela ocorra de maneira mais efetiva. Dentre elas, estão as seguintes:

• Jogos educativos;
  • Contação de histórias;
  • Aprendizado com músicas;
  • Leitura de histórias em quadrinhos.

Com isso, vemos que as sugestões são, basicamente, meios lúdicos de proporcionar um processo de educação mais leve, divertido e também eficaz. E é claro, não se esqueça que ler e escrever são habilidades associadas, então as trabalhe juntas para um melhor resultado!

Atividades do Primeiro ano

1. Aliado ao processo de alfabetização, o reconhecimento das sílabas e sua escrita se torna um meio de exercitar aquilo que vem sendo visto em sala de aula.

2. A soma se torna importante nesse momento, onde as noções matemáticas começam a ser vistas para além dos números. Para propor problemas nesse sentido, aposte no aspecto visual das questões.

3. A reprodução de frases ajuda bastante, fazendo com que seja treinada a caligrafia. Nessa reprodução, ainda pode pedir algumas mudanças para treinar os conhecimentos.

4. Além de pedir para que a criança escreva o alfabeto, essa atividade ainda propõe um momento de interação com a turma, sendo ideal para ser feita em sala de aula.

5. A contagem dos números pode ser vista de outras maneiras, e nesse caso também há espaço para que as crianças possam interagir tanto entre si quanto com seu professor.

6. E é claro, como a prática se torna fundamental a essa altura, vemos também atividades que são especialmente voltadas para casa.

7. É comum que durante a alfabetização sejam trabalhadas inicialmente as vogais. Assim, há exercícios como esse, que focam na escrita das mesmas.

8. Seguindo com a mesma linha, essa é outra opção de atividade pronta focada nas vogais para propor ao primeiro ano.

9. Após isso, todo o alfabeto passa a ser trabalhado, e com isso há atividades como essa, onde se deve seguir os espaços tracejados para formar cada letra.

10. Há muitas formas de incentivar a prática daquilo que tem sido aprendido, e com certeza esse será um dos principais meios para o sucesso da alfabetização.

Atualizado em: 03/06/2024 na categoria: Atividades Alfabetização, Atividades