Atividades para Maternal 2

O Maternal 2 costuma ser composto por alunos que possuem entre 3 e 4 anos de idade, demandando uma atenção maior para as atividades que serão propostas e competências que cada uma delas se mostrará capaz de trabalhar.

Nesse sentido, selecionamos abaixo Atividades para Maternal 2 que são ideais para trabalhar com a turma, ressaltando aspectos lúdicos mas também de aprendizado. Além disso, tem dicas para a prática do ensino escolar, confira:

O que trabalhar com as crianças do maternal 2?

Ao longo do Maternal 2 são trabalhados conceitos importantes, que servirão como base não somente para a evolução na vida escolar, bem como para o desenvolvimento pessoal da criança para além da sala de aula.

Nesse sentido, pode ser exercitada a noção de espaço. Para isso, atividades incluindo pintura é uma ótima opção, tendo em vista que limita os locais onde poderão colorir e faz com que desenvolvam essa noção.

Ligado a isso, existem ainda pontos como a coordenação motora, raciocínio lógico, conhecimento acerca de animais  e alimentos, além dos numerais que são normalmente vistos ao longo do período.

Ideias de Atividades lúdicas para Maternal 2

A ludicidade é essencial enquanto trabalhamos com crianças, uma vez que a partir disso elas irão se propor a aprender de maneira natural, enquanto se divertem e até mesmo se sentem desafiadas com atividades criativas.

Dessa forma, além das atividades impressas que estão dispostas mais abaixo, pode incluir brincadeiras como encaixar o rabo do animal, fazendo com que precisem ter essa noção de espaço.

Jogos são bem-vindos, e para isso pode usar cubos, fazer um quiz e propor a interação da turma. Usando uma tesoura sem ponta, até mesmo atividades para recorte e colagens podem ser feitas, explorando a criatividade dos alunos e desenvolvendo tantas outras capacidades.

Atividades para Maternal 2

1. As crianças amam colorir, mas no caso dessa atividade há limites a serem seguidos, demandando uma atenção maior quanto as cores a serem utilizadas em cada um dos elementos.

2. Com desenhos animados e coloridos, fica mais fácil obter a atenção dos alunos. E é justamente a partir disso que podemos trabalhar temas importantes como o conhecimento dos numerais.

3. Ainda quanto aos numerais, saber escrever os mesmos é essencial, então atividades de caligrafia tracejada podem ajudar, contribuindo até mesmo para a memorização deles.

4. Conseguir compreender as imagens é um exercício importante, que trabalha atenção, concentração e também a linguagem visual.

5. Assuntos como numerais já devem ser trabalhados nesse período, podendo usar de exemplos lúdicos e simples para facilitar a compreensão sobre.

6. Com o Maternal 2 também devemos trabalhar questões importantes diante da rotina, reforçando formas educadas de tratar ao outro, bem como práticas de higiene a serem seguidas.

7. Para trabalhar a coordenação motora, por sua vez, essas atividades são ótimas, pois desafiam os alunos ao mesmo passo em que desenvolve habilidades essenciais para eles.

8. Seguindo com ideias voltadas para a coordenação, esses exercícios com labirintos geram ideia de espaço, trabalhando ainda o raciocínio.

9. As atividades com colagens não devem ser deixadas de lado, pois exploram o lado sensorial de cada criança, bem como a criatividade deles.

10. Conceitos simples como pesado ou leve são simples e já ajudarão para a compreensão geral de temáticas. Sendo assim, pode propor atividades para exercitar esse conhecimento.

Atualizado em: 25/04/2024 na categoria: Atividades, Atividades Alfabetização