Climas do Continente Americano

Uma imensidão de países compõe a América e, para saber um pouco mais sobre os climas do continente americano é preciso compreender os fatores que influenciam a existência e permanência deles, de norte a sul do continente.

Abaixo, podemos conferir todos os climas que fazem parte das Américas:

Tipos de Climas do Continente Americano

Polar

Com temperaturas anuais negativas, o ambiente é costumeiramente branco, coberto em neve. No verão, a tundra floresce na região, que é uma vegetação de musgos e líquens. Ocorre na região norte da Europa, extremo norte do Canadá, norte do Alasca e Groelândia.

Leia também:

Frio

Em latitudes elevadas, ao sul da região polar, o clima frio prevalece. No Canadá, especialmente, com invernos extremos e verões ainda gélidos, com média de 10 °C.

Frio de montanha

Presente mais ao oeste do continente, onde se localizam as Montanhas Rochosas e a Cordilheira dos Andes, a temperatura média na região fica entre 5 °C e 15 °C.

Temperado

Aqui residem as estações do ano mais definidas, com verões quentes e úmidos e invernos frios e secos. A América do Norte conta com esse tipo de clima, enquanto a América do Sul concentra mais na região sul do continente.

Subtropical

Com ocorrência forte no Brasil em regiões como São Paulo e Paraná e no sudeste norte-americano, o clima reside entre as zonas temperadas e as tropicais, com invernos frios e verões quentes e curtos.

Tropical

Caracterizado por chuvas concentradas, invernos quentes e uma mistura de massas de ar úmido do oceano, onde florescem as florestas tropicais, como a que temos no Brasil e em outras áreas da América Central.

Equatorial

Temperaturas elevadas, em áreas próximas à linha do Equador, com altos índices de chuvas durante o ano todo. Os verões são muito quentes, enquanto os invernos são amenos.

Semiárido

Possui temperaturas acima de 25 °C, com chuvas mal distribuídas. Vê-se esse tipo de clima no Nordeste do Brasil, por exemplo. O inverno é ameno, enquanto o verão é quente.

Árido ou desértico

Chuvas escassas, temperaturas elevadas durante o dia e baixas à noite. Bastante comum nos Estados Unidos, México e Chile.

Climas da América do Norte

A América do Norte possui, basicamente, 5 climas: polar (Canadá, Alasca e Groenlândia), temperado (sul do Canadá, parte do Alasca e norte dos EUA), subtropical (sudoeste dos EUA), tropical (sul do México e sul da Flórida) e desértico (fronteira entre o México e os EUA)

Climas da América Central

A América Central abriga quase todos os tipos de clima tropical (do nível do mar até uma altura de, aproximadamente, 900 m), onde os nativos chamam de tierra caliente, além do clima subtropical (acima de 1800 m de altura), onde os nativos chamam de tierra fría.

O espaço localizado na altura entre 900 e 1800 metros é chamada de área de transição entre os climas.

Climas da América do Sul

A América do Sul apresenta clima equatorial (Brasil, Guiana, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Guiana Francesa e Suriname), semiárido (nordeste brasileiro, Argentina e parte da Colômbia e da Venezuela), tropical (Brasil, Venezuela, Guiana, Colômbia e Equador) subtropical (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia), desértico (Chile e Argentina), Mediterrâneo (Chile e Argentina) e frio da montanha (Chile, Argentina, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela).

Atualizado em: 04/07/2023 na categoria: Geografia Geral