» » O que é Cultura Popular

O que é Cultura Popular

A cultura popular é o tipo de cultura desenvolvida pelo próprio povo, passada de geração em geração, que não é influenciada pelas classes no poder, por influências externas, ou, nos tempos mais recentes, pela mídia.

Ela envolve qualquer manifestação cultural das camadas mais populares da sociedade, e ajuda a contar a história de um povo. Além disso, a cultura popular diz muito sobre a história de uma população.

Diversos tipos de manifestações culturais estão envolvidos na cultura popular, dentre elas a música, a dança, o artesanato, as roupas, as histórias e lendas, a forma de construção, as ferramentas, e até as comidas típicas de cada local.

Cultura popular no Brasil

A cultura popular no Brasil é marcada por elementos indígenas e africanos, com fortes influências europeias, que variam de acordo com o local. No Sul, por exemplo, existe uma forte influência alemã, enquanto no Sudeste a influência italiana é mais presente.

Essa mistura de influências fez surgir alguns elementos  que são completamente brasileiros, e púnicos e característicos do nosso país.

Um dos elementos mais clássicos da cultura popular brasileira é o folclore, que envolve mitos, lendas e histórias populares passadas de geração e geração entre as famílias, e que, infelizmente, vem se perdendo com o avanço da tecnologia.

Atualizado em: 17/09/2018 na categoria: História Geral