» » Quais são os Poderes do Estado?

Quais são os Poderes do Estado?

No Brasil, assim como em diversos lugares do mundo onde a forma de governo é a República, o Estado é dividido em três poderes para facilitar o governo do país e descentralizar o poder. São eles: o Poder Legislativo, o Poder Executivo, e o Poder Judiciário.

O Estado representa o governo de um país, que é o seu maior órgão de administração. Para entender um pouco melhor o que é cada Poder e quais são as suas responsabilidades, leia abaixo:

Poder Legislativo

O Poder Legislativo é o poder responsável pela legislação do país, ou seja, tudo que está relacionado às leis. É ele quem cria as leis ou modifica as leis que estão vigor, acrescentando ou removendo alguns pontos.

Em cada esfera de governo – municipal, estadual e federal – existe um grupo de representantes do Poder Legislativo, que são os vereadores, deputados estaduais, e os senadores, responsáveis pela legislação dos municípios, estados, e do país, respectivamente.

Poder Executivo

Depois de criadas as leis, é preciso que alguém seja responsável por colocá-las em prática e garantir que elas estejam sendo cumpridas por todos. Esse papel cabe aos prefeitos na esfera municipal, aos governadores na esfera estadual, e ao presidente em nível nacional.

Poder Judiciário

Esse poder é o responsável pelo julgamento de crimes que vão contra as leis estabelecidas em um país. Esse julgamento obedece sempre a lei maior do Brasil, que é a Constituição Federal. Os representantes desse poder são os juízes e os desembargadores, cargos que são conquistados através de concursos públicos.

Atualizado em: 23/09/2018 na categoria: Idade Contemporânea