O que é Patrimônio Cultural?

Patrimônio Cultural é o conjunto de todas as manifestações culturais que podem ser reconhecidos com sua hereditariedade e seu índice de importância de uma localidade que possuem um valor único e de durabilidade simbólica e/ou material. Patrimônio Cultural pode ser definido como tudo aquilo que uma região possui.

É tudo que vem dos nossos ancestrais e carregamos como herança até nos dias atuais.

A nossa parte, a nossa obrigação, é preservar, zelar e passar o conhecimento de toda a cultura aprendida para as próximas gerações.

O patrimônio cultural mundial é reconhecido pela UNESCO e que tem grande importância para o mundo.

As entidades que possuem como processo de identificar e fazer a classificação dos bens como relevantes para a cultura de um povo, de uma região ou até da humanidade, tem o objetivo de defender e proteger os bens culturais e fazer com que ele chegue de forma mais preservada possível para as gerações futuras.

Patrimônio Cultural Material e Imaterial

O Patrimônio Cultural Material é o conjunto de bens materiais (palpáveis).
Vários são os exemplos de patrimônio cultural material: arqueológico, paisagístico, etnográfico, sua história e as artes.

Os bem materiais são classificados como bens imóveis e móveis.

Fazem parte dos bens imóveis, os castelos, igrejas, casas, praças, conjuntos urbanos, além de localidades que possuem um valor expressivo para a história, a arqueologia e a ciência, em geral.

Os bens móveis são as pinturas, esculturas e artesanatos.

Já o Patrimônio Cultural imaterial é aquele impalpável, como os saberes, literatura, música, folclore, linguagem os costumes.