Regiões temperadas

As zonas ou regiões temperadas estão situadas entre os trópicos e os círculos polares: zona temperada norte (entre o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico) e zona temperada sul (entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico).

Das duas, somente a zona temperada norte aparece extensa e plenamente caracterizada, porque em sua maior parte é constituída de terras emersas (continentes e ilhas). Quanto à zona temperada sul, as terras emersas constituem apenas o extremo sul da África e parte da América do Sul e da Oceania. Mesmo assim, essas áreas penetram muito pouco na zona temperada. Isso significa que boa parte delas não é tipicamente temperada. São áreas, na verdade, subtropicais, como é o caso do sul do Brasil, que, embora esteja dentro da zona temperada, não possui estações do ano e ocorrência de neve tão bem caracterizada como ocorre nas áreas tipicamente temperadas.

Regiões temperadas

Quadro natural das regiões temperadas

O clima temperado ocorre nas seguintes áreas do mundo: Europa, maior parte da América do Norte, Ásia (exceto sul e sudeste), sul da América do Sul, extremos norte e sul da África, Nova Zelândia e parte da Austrália. Estações do ano bem definidas e invernos rigorosos com neve são as principais características desse clima.

Os principais tipos de clima temperado são:

– Temperado continental. Ocorre entre as latitudes de 45 e 55° aproximadamente. Caracteriza-se por apresentar verões rigorosos e elevadas amplitudes térmicas anuais. As precipitações anuais variam de 500 a L200 mm e concentram-se mais no verão e na primavera. Apresenta o subtipo úmido frio (em Moscou, por exemplo) e úmido quente (em Bucareste, por exemplo).

– Temperado mediterrâneo. Ocorre nas costas ocidentais dos continentes (Califórnia nos EUA, Chile, África do Sul e Austrália) e principalmente no sul da Europa e norte da África, nas vizinhanças do Mar Mediterrâneo. Apresentam verões quentes e secos, invernos amenos e chuvosos. As precipitações variam desde 300 (regiões mais secas) até 900 mm por ano.

– Temperado marítimo ou subtropical úmido. Ocorre no noroeste europeu e ilhas Britânicas, leste dos EUA, nordeste da Argentina, leste da Região Sul do Brasil, leste da Austrália e da China, Japão etc. Os verões são moderadamente quentes e os invernos são amenizados pela ação das correntes marítimas quentes: do Golfo ou Gulf-Stream (Oeste dos EUA e noroeste europeu), Brasileira (leste e sul do país), Kuro Sivo (leste do Japão) etc. As precipitações variam de 500 a 2.500 mm por ano e concentram-se mais no inverno.

Encontramos também nas zonas temperadas climas do tipo árido e semiárido nas seguintes áreas: Deserto de GÓN (na Mongólia e norte da China), desertos do sul da CR55, Deserto da Patagônia (sul da Argentina), centro-oeste dos EUA, entre outros.

Vegetação

De norte pata sul, os principais tipos são: floresta de coníferas, como a taipa siberiana e a floresta canadense (largamente utilizada na produção de papel e celulose), floresta temperada (muito devastada também), estepes e pradarias, vegetação herbácea com solos de grande fertilidade (chernozion) e vegetação mediterrânea (oliveiras, castanheiras etc.). Convém lembrar que, devido à Antiguidade e à intensidade da ocupação humana (zona temperada norte), a vegetação natural foi bastante devastada.

Aspectos humanos e econômicos

A maior parte da população mundial bem como a quase totalidade dos países desenvolvidos encontram-se nas regiões temperadas, principalmente na temperada norte. Nos mapas-múndi que tratam da distribuição populacional, urbana ou industrial, podemos constatar que na zona temperada norte, a presença grandes concentrações populacionais e urbanoindustriais, tais como nordeste dos Estados Unidos, sudeste do Canadá, noroeste europeu, regiões de Moscou e São Petersburgo, ex Leningrado, nordeste da China e Japão, além de outras concentrações menores Buenos Aires, Cidade do Cabo, na África do Sul, e Sidnei, na Austrália.

Faça um comentário!