Atividades de Geografia para o 1º ano

Os conhecimentos acerca da disciplina de Geografia são muito importantes, o que se deve tanto ao ambiente escolar quanto a vida de modo geral, considerando diversos locais, interações com os mesmos e outros tantos aspectos.

Para exercitar esse conhecimento enquanto é trabalho em sala de aula, confira abaixo Atividades de Geografia para o 1º ano prontas para imprimir e incluir no seu plano de aula, olha só:

O que a Geografia estuda?

A Geografia é a área de estudo responsável pela realização das análises geográficas, considerando o meio, interações sociais realizadas diante dele e até mesmo a divisão de espaço de acordo com os próprios elementos geográficos.

Sendo assim, aquilo que aprendemos nesse sentido é bastante amplo, englobando diversos assuntos que, por vezes, passam a envolver até mesmo elementos da área de exatas, a exemplo de quando estamos aprendendo sobre Fuso horário.

Mas calma, no 1º ano do Ensino fundamental essa abordagem ainda não acontece de forma tão complexa, sendo realizada a partir de assuntos considerados introdutórios.

O que trabalhar em Geografia no 1º ano fundamental?

Pensando de maneira mais específica no 1º ano fundamental, é esse o período ao longo do qual entendemos melhor sobre a divisão de espaço que ocorre na sociedade, considerando diferentes áreas e as formas de interação que cada uma delas nos possibilita.

Ao longo desse momento, o mais importante é que os alunos realmente consigam visualizar a si mesmos como parte do assunto, seja pela análise dos seus hábitos ou pelo local com o qual costumam interagir no seu cotidiano.

Entre os temas mais recorrentes a serem trabalhados em sala de aula ao longo desse ano letivo, estão os seguintes:

• Modos de vida;
  • Áreas urbanas e rurais;
  • Ambientes naturais e modificados;
  • Localização;
  • Profissões.

Atividades de Geografia para o 1º ano

1. Essa primeira atividade conta com o conhecimento dos alunos acerca do local onde moram, incluindo todos os elementos necessários para a descrição do seu endereço.

2. Existem ainda diferentes tipos de moradia que acabam definindo elementos como localização geográfica e até mesmo status social, temas que podem ser conjuntamente abordados.

3. Ao trabalhar o próprio espaço onde mora, poderá entender sobre o meio no qual está inserido, além de perceber as interações que realiza nesse espaço.

4. Os jogos são muito desafiadores nessa fase e podem se tornar parte dessas atividades, como no caso abaixo onde é preciso resolver um labirinto para que, posteriormente, se concentre na questão.

5. Já essa é uma atividade que fala sobre as profissões. É interessante que ela seja enviada para casa e, já na aula seguinte, as respostas possam ser compartilhadas com toda a turma.

6. Além dos tipos de moradia que já mencionamos, existem ainda os tipos de bairro, levantando características singulares de acordo com cada classificação.

7. O exercício abaixo é um incentivo para que os alunos interajam com o local onde moram, saindo com os pais, observando os arredores e percebendo todas as suas características.

8. Com essa análise sendo feita pelos alunos, além de entenderem sobre o local onde moram, poderão estabelecer diferenças que ela possui diante de outras áreas.

9. Para que auxiliem no aprendizado, as atividades devem ser feitas com regularidade tanto em sala de aula quanto em casa, funcionando até mesmo como uma revisão antes de avaliações.

10. E é claro, mais de uma das atividades reunidas aqui podem ser utilizadas para você, ajudando bastante no que diz respeito ao desenvolvimento do plano de aula.

Atualizado em: 15/03/2024 na categoria: Geografia Geral