Atividades de Geografia para 4º ano

A disciplina de Geografia nos acompanha ao longo de todo o período escolar, sendo fundamental estar atento as suas primeiras noções, visto que se mostram fundamentais para o estudo de temas que são posteriormente vistos.

Sabendo disso, organizamos abaixo diversas Atividades de Geografia para 4º ano que já estão prontas para serem impressas e utilizadas, além de sugestões para trabalhar o assunto em sala de aula. Siga conferindo:

O que trabalhar em Geografia no 4º ano?

Existem temáticas que são previamente estipuladadas para que sejam estudadas em Geografia ao longo do 4º ano, servindo como base para assuntos posteriores, além de dar seguimento a temas que foram iniciados no 3º ano.

Entre tais temáticas, estão principalmente as seguintes:

• Territórios;
  • Política;
  • Campo e cidade;
  • Sistema solar.

É comum que suas abordagens sejam divididas em trimestres ou bimestres e, dentro disso, tenhamos outros temas que surgem de modo mais específico para serem trabalhados de maneira conjunta.

Dicas de atividades diferentes

Além das aulas expositivas, que são as mais comuns e realmente são necessárias para um primeiro contato com o assunto e desenvolvimento ideal do mesmo diante da turma, é possível em opções lúdicas para trabalhar contando com um maior foco por parte da turma.

Nesse sentido, algumas sugestões que costumam funcionar muito bem são:

• Exibição de filme;
  • Aulas em ambientes externos;
  • Exposições;
  • Construção de maquetes.

Atividades de Geografia para 4º ano

1. A Terra e suas características costuma ser um assunto recorrente nessa fase, incluindo especificações geográficas como os relevos, que mudam de acordo com o local de análise.

2. Isso também se associa ao tema do Sistema Solar, visto que apesar de estudarmos a Terra de maneira mais específica, outros planetas também devem ser conhecidos.

3. De maneira mais específica, os países são trabalhados, sobretudo o Brasil, acerca do qual devemos saber divisões por região, estado e também cidades, com foco maior nas capitais.

4. Associado a isso, devemos explorar ainda os agentes responsáveis pela organização do nosso território, passando a falar sobre gestão pública e políticos.

5. Você ainda pode apostar em atividades lúdicas, incluindo jogos como o quebra-cabeça, que proporciona um incentivo a mais para a turma na hora de resolver as questões.

6. As atividades, de modo mais amplo, são fundamentais para fixar o conhecimento obtido ao longo das aulas, fazendo com que ele seja melhor trabalhado de acordo com o tempo.

7. É graças a ela que podemos perceber o surgimento de dúvidas e trabalhar de acordo com elas, para que sejam resolvidas.

8. Aspectos a diferentes espaços são vistos no 4º ano na disciplina de Geografia, sendo assim podemos conceituar de maneira mais específica a área do campo e da cidade.

9. Antes de avaliações, as atividades ainda funcionam como uma revisão, preparando melhor a turma para o conhecimento que deverão demonstrar.

10. As ideias vão ficando por aqui, mas para conferir atividades de outras disciplinas e para outros anos, pode continuar dando uma olhadinha em nosso site, onde reunimos muitas opções.

Atualizado em: 01/04/2024 na categoria: Atividades, Atividades de Geografia