Atividades para Maternal 1

Voltado para crianças que costumam ter entre 2 e 3 anos de idade, o Maternal 1 é uma fase de grandes aprendizados, o que dizem respeito não somente a conteúdos, mas também sobre a interação com os coleguinhas e o espaço escolar.

Mas sabemos que nem sempre é fácil lidar com as turmas. Então, pensando no que pode te ajudar a se organizar melhor diante do plano de aula, reunimos abaixo Atividades para Maternal 1, assim como algumas dicas para elas. Siga conferindo:

Qual a rotina do maternal 1?

Criar uma rotina com as crianças é muito importante, sobretudo para que consigam se acostumar com uma maior facilidade com o ambiente escolar, passando a ter certa identificação com ele e passando a ver as idas para a escola de maneira positiva.

Nessa rotina, determinadas práticas se mostram muito importantes, gerando um espaço de aprendizado lúdico, que permite as crianças explorarem seu lado mais criativo e ainda aprender a partir dele.

Sendo assim, algumas sugestões para incluir nessa rotina são as seguintes:

• Brincadeiras;
  • Atividades práticas;
  • Jogos;
  • Apresentações.

Quais atividades trabalhar no maternal 1?

Já que começamos a falar das atividades ao citar como organizar uma rotina para o Maternal 1, vamos te dar também algumas dicas daquelas que podem ser feitas, pensando nos retornos positivos da sua prática.

No que diz respeito a isso, podemos falar sobre os jogos, momentos lúdicos que promove interação entre os alunos, além de os motivarem diante do desejo pela vitória. Entre os possíveis, estão esconde-esconde e jogo dos 7 erros, por exemplo.

Já pensando na criatividade que pode ser explorada, momentos de canto, dança e até mesmo apresentações teatrais podem ser organizados, bem como colagens e pinturas.

Atividades para Maternal 1

1. Nesse momento onde as crianças ainda não são alfabetizadas, pode iniciar os primeiros passos, sobretudo pelas vogais, que formam um assunto mais simples a essa altura.

2. Se tem uma atividade que a turma do Maternal 1 costuma gostar é a de pintar! Para isso, pode optar pela pintura guiada, trabalhando o conhecimento dos números e a atenção dos alunos.

3. Essa é uma outra atividade que exige um conhecimento prévio, dessa vez quanto às vogais. Por isso, pode ser sugerida para que façam logo após a aula explicando o tema, por exemplo.

4. Usando tesoura sem ponta e com constante supervisão, essa pode se tornar uma brincadeira muito divertida, que trabalha a coordenação motora e percepção de espaço.

5. Voltando a falar de atividades com cores, elas podem trazer algum conhecimento junto a proposta feita, como nesse caso onde os alunos passarão a saber quais tonalidades formam o arco-íris.

6. Modelos simples como esse exercitam a coordenação motora e a atenção dos alunos, além de ser divertido seguir todo o espaço tracejado.

7. Será preciso ter atenção para realizar corretamente essa atividade, onde cada forma geométrica representa uma cor. E, apesar dessas formas ainda não serem trabalhadas no Maternal 1, pode ser feita uma introdução ao tema.

8. Visualizar corretamente as imagens será essencial para encontrar as diferenças entre elas, ressaltando a importância da atenção e concentração de cada criança.

9. Ainda sobre atenção, esse é um exercício voltado para a percepção visual que traz conceitos importantes como perto e longe, permitindo os alunos entenderem a questão de diferentes distâncias.

10. As atividades envolvem muitas ideias e ressaltamos a importância diante do período, onde há muita energia por parte dos alunos e ela deve ser especialmente direcionada para atividades que exercitam o seu foco, além de colaborar para um maior conhecimento.

Atualizado em: 26/04/2024 na categoria: Atividades, Atividades Alfabetização